photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - James Labrie - "I Will Not Break"

JAMES LABRIE
"I Will Not Break"
[EP - InsideOut Music]

 photo Press_Cover_04_zpsee0f95a9.jpgHabituados que estamos a ver os elementos dos Dream Theater envolvidos em projectos paralelos, este registo afigura-se como mais uma pérola para os fãs da seminal banda de metal progressivo. No entanto, não passará disso mesmo. Melhor dizendo, será uma verdadeira peça para coleccionadores já que aqui não está qualquer material original do carismático vocalista.

"I Will Not Break" é uma das faixas do quinto álbum a solo de James Labrie, "Impermanent Resonance" (editado no Verão passado). A acompanhá-la estão duas bónus extraídas do mesmo álbum - "Unraveling" e "Why" - com a particularidade de nunca terem estado disponíveis digitalmente (sim, este EP não será lançado em qualquer formato físico).

No mesmo contexto surgem as faixas "Coming Home", "Jekyll Or Hyde" e "Just Watch Me", todas de "Static Impulse", de 2010, com as últimas duas em destaque por serem maioritariamente cantadas pelo teclista e braço direito de Labrie neste projecto, Matt Guillory.

"Inéditas" (com excepção de "Over The Edge", lançada como bónus no Japão) estão as últimas três faixas deste EP (faltando mencionar "I Tried" e "Euphoric") todas submetidas a uma profunda remodelação pelas mãos dos DJ's Jason Miller, Mutrix e NeonGenesis. Falamos de versões dub-step/electro puro e duro que concorrem para provocar forte urticária nos indefectíveis do som pesado e orgânico do metal. Para os que poderão ainda não ter percebido, estes são também temas originalmente editados em "Static Impulse".

Este cenário reforça o estatuto de "supérfluo" deste registo e a ideia de que é aqui que Labrie se liberta totalmente da complexidade criativa dos Dream Theater. Saberá a pouco para quem já agarrou o vício do death metal melódico, alternativo e também catchy desta entidade pessoal do vocalista canadiano e com isso aconselha-se a quem ainda não travou contacto com o projecto que consulte os álbuns "Elements Of Persuasion", "Static Impulse" e "Impermanent Resonance" ou mesmo "Keep It To Yourself" e "MullMuzzler 2" da era MullMuzzler. [5.5/10] N.C.

 photo Press_Photo_zps17da5fda.jpg

Data de lançamento: 6 de Janeiro de 2014
Nota de estúdio: não disponível
Estilo: death metal melódico/metal progressivo/dub-step/electro
Origem: Canadá
Formação: 1999 (como MullMuzzler) / 2005 (como James Labrie)
Artwork: Gustavo Sazes

Alinhamento:
1. "I Will Not Break" (03:53)             
2. "Unraveling" (03:31)    
3. "Why" (03:46)          
4. "Coming Home (alternative mix)" (04:24)    
5. "Jekyll Or Hyde (demo)" (03:49)    
6. "Just Watch Me (demo)" (04:18)   
7. "I Tried (Jason Miller re-mix)" (05:14)
8. "Over The Edge (Mutrix re-mix)" (04:34)       
9. "Euphoric (NeonGenesis re-mix)" (04:42)
Duração: 38 minutos   

Elementos:
- James Labrie (voz)
- Marco Sfogli (guitarra)
- Ray Riendeau (baixo)
- Matt Guillory (teclado, voz)
- Peter Wildoer (bateria)

Discografia:
- "Keep It To Yourself" (CD - 1999 como MullMuzzler)
- "MullMuzzler 2" (CD - 2001 como MullMuzzler)
- "Elements Of Persuasion" (CD - 2005)
- "Static Impulse" (CD - 2010)
- "Impermanent Resonance" (CD - 2013)
- "I Will Not Break" (EP - 2014)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...