Review - Malevolence - "Antithetical"
MALEVOLENCE
"Antithetical"
[CD - Carbon Medien]
Poucos terão na memória quem são os Malevolence, sobretudo
as gerações mais tenras. Longínquos vão os anos em que "Dominium"
tentou grassar o underground nacional, com maior efeito em 1999 com o
lançamento de "Martyrialized". Certo é que o relativo anonimato
destes leirienses teve sempre mais que ver com a intermitência do seu percurso
(tanto a nível de lançamentos como de concertos) ou mesmo com uma exigente forma de estar na música, mais do que falta de potencial.
Passados vinte anos da sua formação e dois discos que têm
que ser analisados num determinado tempo e espaço, poder-se-á dizer que o que
prometiam artisticamente na altura está a milhas (muitas) daquilo que apresentam
em "Antithetical". Para além das declaradas influências góticas e
doom de "Dominium" e "Martyrialized", o espírito
aventureiro da sua composição era ainda muito tímido ou quase inoperante. Pelo
menos (e reiterando a ideia) em comparação com este novo trabalho. Há,
efectivamente, uma barreira muito densa entre o que são os Malevolence de hoje
e o que eram nos anos 90.
"Antithetical" é, em primeira instância, o
primeiro capítulo de uma nova vida do grupo liderado por Carlos Cariano.
Sombrios como nunca, cerebrais como poucos, proféticos na forma como subvertem
algumas das regras da música extrema, "Antithetical" são 43 minutos
de música inóspita e antitética (claro está) fechada num mundo muito próprio. O
death metal é mero peão num circuito íngreme e sinuoso de múltiplas camadas
sónicas, onde os teclados e samples representam
na perfeição a veia industrial e experimental que hoje assumem.
Com um senhor tão respeitado como Dirk Verbeuren [Soilwork, Devin
Townsend, Bent Sea] atrás do kit de
bateria, a devastação rítmica assume proporções tóxicas e tudo soa como se
estivessem a preparar o Juízo Final. Aires Pereira [Moonspell] no baixo é outra
das forças motrizes deste trabalho.
Se com o tema-título surge a única tentativa de soarem orelhudos, os restantes capítulos deste disco são peças alimentadas por uma
esquizofrenia capaz de criar algumas náuseas. Exclua-se a totalmente inesperada
(mas sublime) passagem de "Exocortex Momentum" com a guitarra
portuguesa e o extremismo de "Devoured Unlimited" acaba por ser a representação perfeita da descarga letal e injuriosa que pauta este disco.
Sabe-se, no entanto, que uma composição tão libertina e
quase anárquica como a de "Antithetical" resulta, não raras vezes, num perigo para uma digestão suave. A musicalidade é, de algum modo, beliscada
em detrimento de uma concepção mais progressiva, o que pode gerar uma relação de amor/ódio por estas composições. O ambiente, a mensagem e a complexidade dos arranjos são as grandes virtudes de "Antithetical". Segue-se o desafio de tentar harmonizar todo este experimentalismo num trabalho de riffs mais vincado. Não obstante, de saudar o enorme esforço
de tentarem criar novas linguagens para a música extrema onde nem sempre os
músicos são capazes de se libertar das pressões do mercado ou de ideias há muito obsoletas. [8/10] N.C.
Data de lançamento: 22 de
Novembro de 2013
Nota de estúdio: produzido
por Carlos Cariano; captado por Paulo Pereira no 20M2Sea Studio (Portugal); vozes
captadas por V. Santura; misturado e masterizado por V. Santura no Woodhouse
Studio (Alemanha).
Estilo: death metal/metal
progressivo
Origem: Portugal
Formação: 1994
Alinhamento:
1. "Slithering"
(02:53)
2. "Cult Of The
Everlasting" (06:19)
3. "Devoured
Unlimited" (04:21)
4.
"Antithetical" (08:12)
5. "Equilibrium In
Extremis" (04:35)
6. "Exocortex
Momentum" (09:28)
7. "Mechanisms Of
Destructive Behaviour" (07:16)
Duração: 43 minutos
Elementos:
- Carlos Cariano (voz/guitarra)
- Fred Noel (guitarra)
- Aires Pereira (baixo)
- Paulo Pereira (teclados/programação)
- Dirk Verbeuren (baterista de sessão)
Discografia:
- "Pleasure Of
Molestation" (demo - 1994)
- "Dominium"
(CD - 1996)
- "Martyrialized"
(CD - 1999)
- "Celebration Of
Dysfunctional Becoming" (demo - 2003)
- "Slithering"
(single - 2012)
- "Antithetical"
(CD ao vivo - 2013)