photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Mötley Crüe - «Dr. Feelgood»

MÖTLEY CRÜE
“Dr. Feelgood”
[CD – Elektra]

A carreira dos Mötley Crüe é recheada de temas de grande sucesso, retirados de todos os trabalhos – até mesmo tratando-se de canções exclusivamente gravadas para compilações, como foi o caso de “Primal Scream”, na “Decade Of Decadence” – mas “Dr. Feelgood” foi o único álbum que alguma vez atingiu o primeiro lugar da famosa tabela Billboard. Ou pelo menos oficialmente. Um dos mitos urbanos musicais é que “Girls, Girls, Girls” já o teria conseguido dois anos antes, mas estando na corrida contra Whitney Houston, alguém teria mexido os cordelinhos para que a diva afro-americana estivesse no topo da Billboard pela segunda vez consecutiva. Seja qual for a verdade, “Dr. Feelgood” arrecadaria seis discos de platina nos Estados Unidos, enquanto “Girls, Girls, Girls” conseguiria “apenas” quatro.

Ter Bob Rock como produtor pode ter contribuído para esse resultado, limando as arestas de um rock já de si menos cru e com mais textura. Em “Girls, Girls, Girls” tinham começado a explorar o lado blues do rock’n’roll, mas em “Dr. Feelgood” fazem-no com mais classe.

Steven Tyler certamente foi escolhido a dedo para as vozes de fundo de “Slice Of Your Pie”, já que o andamento mais relaxado tem claras influências de Aerosmith. E a introspecção com que Mick Mars dedilha a guitarra nesta música parece ser maior.

“Rattlesnake Shake” e “Sticky Sweet” são dois temas a puxar mais para o roll do que para o rock, a primeira com uma secção de instrumentos de sopro a dinamizar a sua sedução. Os seus contrapesos são o tema-título, de um ritmo provocante, e “Kickstart My Heart”, a música com mais adrenalina de toda a sua carreira. Literalmente. É uma expressão que alude à ressurreição de Nikki Sixx em Dezembro de 1987, depois de ter sido declarado morto durante dois minutos devido a uma overdose de heroína. Um dos paramédicos terá dito que “ninguém morria na sua ambulância” e com duas injecções de adrenalina fez o coração do baixista bater de novo.

“Same Ol’ Situation (S.O.S.)” e “She Goes Down” são de um sleaze bastante rico, mas não há dúvida que a melodia de “Don’t Go Away Mad (Just Go Away)” leva o primeiro prémio.

“Without You” não é nenhuma “Home Sweet Home” nem “You’re All I Need”, mas arrebata corações à mesma. E a outra balada, “Time For Change”, é um hino de esperança e força de vontade, em que até Bryan Adams faz coros.

“Dr. Feelgood” reúne um bocadinho de tudo o que é de valor do rock norte-americano e é a prova de que a história d’“a banda mais infame do mundo” não é escrita apenas por escândalos e excessos mas também muito talento. R.L.

 photo motleycrue1989_zps34e0b9df.jpg

Data de lançamento: 5 de Setembro de 1989
Nota de estúdio: gravado em Vancouver (Canadá) e produzido por Bob Rock.
Estilo: glam/hard rock
Origem: Los Angeles, Califórnia (E.U.A.)
Formação: 1981

Alinhamento:
1. "T.nT. (Terror 'n Tinseltown)" (00:42)
2. "Dr. Feelgood" (04:50)
3. "Slice Of Your Pie" (04:32)
4. "Rattlesnake Shake" (03:40)
5. "Kickstart My Heart" (04:48)
6. "Without You" (04:29)
7. "Same Ol' Situation (S.O.S.)" (04:12)
8. "Sticky Sweet" (03:52)
9. "She Goes Down" (04:37)
10. "Don't Go Away Mad (Just Go Away)" (04:40)
11. "Time for Change" (04:45)
Duração: 45 minutos

Elementos:
- Vince Neil (voz)
- Mick Mars (guitarra)
- Nikki Sixx (baixo)
- Tommy Lee (bateria)

Discografia:
- “Too Fast For Love” (CD - 1981)
- “Shout At The Devil” (CD - 1983)
- “Theatre Of Pain” (CD - 1985)
- “Girls, Girls, Girls” (CD - 1987)
- “Raw Tracks” (EP - 1988)
- “Dr. Feelgood” (CD - 1989)
- “Raw Tracks 2” (EP - 1990)
- “Decade Of Decadence” (CD compilação - 1991)
- “Quaternary” (EP - 1994)
- “Mötley Crüe” (CD - 1994)
- “Generation Swine” (CD - 1997)
- “Greatest Hits” (CD compilação - 1998)
- “Live: Entertainment Or Death” (CD ao vivo - 1999)
- “Supersonic And Demonic Relics” (CD compilação - 1999)
“New Tattoo” (CD - 2000)
- “Red, White & Crüe” (CD compilação - 2005)
- “Carnival Of Sins” (CD ao vivo - 2006)
- “Saints Of Los Angeles” (CD - 2008)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...