photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

THIRDSPHERE - «Ice» [review]


Com seis anos de luta, já uma demo e um EP ficaram pelo caminho. Foi a vez de demonstrarem em longa-duração (supostamente, pois só temos aqui 22 minutos de música), o seu potencial e, sobretudo, a sua postura que denota todo o seu empenho e entrega (particularmente no lidar com os media e consequente gestão de imagem).

Infelizmente, só isso não serve. Digamos que por mais bem interpretados que estejam os temas - e estão acima da média para uma banda jovem - a transbordante falta de autonomia criativa faz com que estes temas soem maioritariamente a um déjà-vu incomodativo em relação àquilo que muitas bandas, sobretudo, norte-americanas, andaram a fazer com o metalcore (já de si odiado nos tempos que correm, mas apenas por preconceito, pois há qualidade).

Louve-se as ténues tentativas de inovar - com a excelente abertura em guitarra portuguesa por Ricardo Gordo -, seguindo-se mais um tema instrumental de pouco mais de um minuto que soa estranhamente a outro intro (talvez parte integrante de um conceito?).

Onde verdadeiramente os THIRDSPHERE não se equivocam é na pujança dos seus riffs e em algumas melodias. Dominam bem os seus instrumentos, mas os próprios saberão que para vingar num mercado/estilo tão saturado e cheio de vícios será preciso muito mais. Ainda o tentam com vocalizações limpas, mas aí é preciso outro cuidado (por mais que se ignore). Temos que nos comparar com os melhores.

Outra das supostas formas de dinamizar a sua composição é na aplicação dos guturais (que até resultam muito melhor e dão outro nervo a este material.  

Tudo é supostamente perfeito e honesto quando fazemos exactamente o que queremos e nem pensamos no mercado, mas há algo na música que tem que transparecer mais do que uma imagem cuidada e uma gravação pomposa - a alma. Sem falas mansas, a banda está perfeitamente ao alcance de mais e ainda é cedo - vamos acreditar.


Classificação: 4.5/10 [N.C.]

Data de lançamento: Dezembro de 2013
Edição: independente
Nota de estúdio: produzido, misturado e masterizado por Luís Marques nos ESART Studios, em Castelo Branco; guitarras gravadas por Bruno Barradas.
Estilo: metalcore/hardcore melódico
Origem: Castelo Branco
Formação: 2008

Alinhamento:
1. «Over Frozen Plains» (01:37)
2. «Thirdsphere» (01:21)
3. «Worthless Prayer» (03:16)
4. «United By Blood» (03:51)
5. «Await The Day» (04:33)
6. «Vicious Cycle» (03:39)
7. «Colossus» (03:55)
Duração: 22 minutos

Elementos:
- Nuno Cardoso (voz)
- Luke Felgueira (guitarra)
- Francisco Beato (guitarra)
- Filipe Pereira (baixo)
- Francisco Carriço (bateria)

Discografia:
- «This Is A Thirdsphere» (Demo CD - 2008)
- «Fire» (EP - 2010)
- «Ice» (CD - 2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...