photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

EQUALEFT - «Adapt & Survive» [review]


São muitas as bandas hoje em dia a dizer que a sua sonoridade incorpora groove, mas são muito poucas as que realmente o fazem. E entre estas, os EQUALEFT podem orgulhar-se de como o fazem.

E se o (ab)uso de cordas - oito em cada guitarra e seis no baixo - é o ingrediente principal em semelhante intensidade, já a estrutura bem trabalhada de cada tema é devida em exclusivo a quem os compôs.

A introdução sombria «We Are...» deveria estar colada à ainda mais sombria «... The Chameleons», mas a pausa de dois segundos entre as faixas é provavelmente a única falha neste trabalho. «Maniac» tem um andamento a condizer com o título, as suas variações excêntricas tornando-o o tema mais progressivo de «Adapt & Survive».

«Tremble» apresenta duas partes distintas mas cuja fusão ocorre tão naturalmente que o ouvido nem estranha: os primeiros 3:07 minutos são de um metal moderno, muito directo, enquanto o minuto restante (um solo interpretado por Nuno Pereira dos TEK.ANALOGY) lembra aqueles dedilhados da década de oitenta, em que as guitarras parecem chorar e enlevar o ouvinte com esse choro.

Filipe Correia dos CONCEALMENT dá uma ajuda vocal em «New False Horizons», tema denso, onde o ritmo lúgubre do death metal cruza-se com a textura do groove, e o resultado é apimentado por algo também progressivo aqui e ali.

Começam a faltar adjectivos para descrever, com justiça, «Human», «Heroes Of Nothing» ou «Hymns Of Obedience» – usar os mesmos termos daria a ideia errada de semelhança e cada um tem uma identidade muito definida. Mas não podemos deixar de mencionar a vivacidade de «Invigorate», em oposição à melodia melancólica de «When Ruin Becomes A Bliss», e a homenagem ao hardcore punk – com uma introdução muito relaxante –de «To Step», onde Paulo dos E.A.K. deixa a sua marca.

O modo como os EQUALEFT combinam acordes, batidas e tons, e estruturam cada tema com essas combinações, não só é único como também de uma qualidade exímia. Ouvir «Adapt & Survive» é refrescante, pois a ousadia da sua criatividade não tem limites. Um dos álbuns do ano? Sem dúvida.


Classificação: 9.5/10 [R.L.]

Data de lançamento: 31 de Maio de 2014
Edição: Raising Legends / Raging Planet
Nota de estúdio: gravado nos estúdios Soundvision com Paulo Lopes, excepto as guitarras rítmicas (gravadas nos estúdios Raising Legends com André Matos) e as vozes de Filipe Correia (gravadas nos estúdios Malware com David Jerónimo). Misturado e masterizado por Pedro Teixeira.
Estilo: groove metal
Origem: Porto (Portugal)
Formação: 2004

Alinhamento:
1. «We Are...» (01:37)
2. «... The Chameleons» (03:35)
3. «Maniac» (04:58)      
4. «Tremble» (04:27)
5. «New False Horizons» (04:11)
6. «Human» (04:14)
7. «Heroes Of Nothing» (04:20)
8. «Hymns Of Obedience» (04:18)
9. «Invigorate» (02:47)
10. «When Ruin Becomes A Bliss» (03:53)
11. «To Step» (01:55)
Duração: 40:15 minutos

Elementos:
- Miguel Inglês (voz)
- Nuno Veggy (guitarras)
- Bernardo (guitarras)
- Miguel Seewald (baixo)
- Marcos Pereira (bateria)

Discografia:
- «As The Irony PreVails» (Demo - 2008)
- «The Truth Vnravels» (EP - 2010)
- «Adapt & Survive» (CD - 2014)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...