photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

MORBID DEATH: regresso poderá estar na calha


Curiosamente, completa-se este mês três anos da saída de Ricardo Santos dos MORBID DEATH. O líder e maior símbolo da primeira e mais importante banda de metal açoriana surpreendeu o underground nacional ao despedir-se de uma luta que iniciou em 1990 com Dinis Costa, alegando "cansaço e saturação" e vontade de se dedicar mais a si e à sua família.

Ricardo Santos afirmou ainda na altura que a falta de apoio aos músicos açorianos terá pesado na sua decisão, apontando responsabilidades a quem gere a cultura nos Açores. "O heavy metal é o parente mais pobre da dita cultura feita nos Açores e creio que será sempre assim, infelizmente. Poderá mudar quando estiver no pelouro da cultura alguém que já fez algo pela cultura, directamente. Assim, terá mais noções das dificuldades que qualquer músico/artista açoriano enfrenta no dia-a-dia, encontrando soluções válidas", argumentou, lamentando ainda que se tenha perdido muito a mística em torno do género.

No entanto, e apesar de ter reforçado a ideia de deixar a música por completo, têm ganho expressão nos últimos meses os rumores de que um regresso dos MORBID DEATH está a ser preparado e, claro, com o seu líder incontestável.

As fontes não são oficiais, mas o burburinho cresce de tom no meio açoriano e algumas missivas têm sido enviadas para a nossa redacção com o intuito de sugerir algum esclarecimento. Sabe-se apenas que os guitarristas Paulo Bettencourt e Rui Frias continuam activos em outros projectos e que o baterista Gualter Couto encontra-se radicado em Inglaterra. Certo é que muitos já vêm a possibilidade como um catalisador para o rejuvenescimento do género nos Açores, numa altura em que atravessa uma grave crise de afirmação, ultrapassado pela tendência das bandas de versões, tributo e DJs.

Os MORBID DEATH assinaram o seu último registo em 2010, na forma do EP «Metamorphic Reaction». Para trás, ficam registos históricos como «Echoes Of Solitude», «Secrets» e «Unlocked», para além das demos «Nomad», «Shameless Faith» e o DVD «Spinal Factor: Maintaining aLIVE».


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...