photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

AXEGRESSOR - «Last» [review]


Da "Terra dos Mil Lagos" é mais melodia, folk ou "sinfonismos". Temos recentemente os LOST SOCIETY a desbravar terreno, mas os AXEGRESSOR até já andam nisto há mais anos. Falamos do thrash metal que tanto moldou a história das sonoridades pesadas, especialmente a partir dos Estados Unidos.

Uma vez que aterram num selo com maior expressão, pode ser que a história mude. Não que a sua sonoridade não seja o suficiente, mas este é um detahle que marca toda a diferença numa conjuntura mercantil cada vez mais concorrida.

Basta «Freedom Illusion» para percebermos que a rodagem que ganharam em alguns dos festivais mais importantes do norte europeu lhes valeu o calo necessário para que este terceiro longa-duração tenha tanta coesão quanto urgência, frenesim e pujança.

Porém, não conseguimos apontar qualquer rasgo de originalidade na composição. O thrash é o tal estilo que convém manter próximo das suas raízes - mesmo que bandas como os KREATOR, TESTAMENT, PANTERA ou ANTHRAX (para não falar no caso extremo dos METALLICA) tenham arriscado sair da sua zona de conforto. Portanto, é na força dos riffs que reside (como seria de esperar) a valia deste trabalho. Agressivos, enérgicos, sim, mas maioritariamente estéreis.

O grande desafio em tocar thrash ao fim de três décadas após a sua criação, é precisamente tornar a experiência entusiasmante na presença dos seus principais mandamentos, mas gerando composições que se alojem verdadeiramente na nossa consciência.

Qualidade técnica não falta aos AXEGRESSOR. Temas interessantes também não. Mas num mundo espremido até ao tutano, o que aqui está pode soar perfeitamente convencional. Nem todos os históricos do género assinaram à primeira os seus clássicos. Pode ser (e deseja-se) que o mesmo aconteça a este quarteto.


Classificação: 6.5/10 [N.C.]

Data de lançamento: 24 de Junho de 2014
Edição: Listenable
Nota de estúdio: gravado, misturado e masterizado por Joona Lukala nos Rockroom Studios.
Estilo: thrash metal
Origem: Turku (Finlândia)
Formação: 2006

Alinhamento:
1. «Freedom Of Illusion» (05:13)
2. «Lead Justice» (03:57)
3. «Mind Castration» (04:28)    
4. «Merciless Reality Check» (04:27)
5. «15» (05:01)
6. «Social Pressure» (03:09)
7. «A Fistful Of Ignorance» (04:26)
8. «Command To Last» (02:08)
9. «Determinator» (03:29)
Duração: 36 minutos

Elementos:
- Johnny "Nuclear Winter" (voz)
- Seba Forma (guitarra)
- Aki Paulamäki (voz/baixo)
- Atte Mäkelä (bateria)

Discografia:
- «Axecution» (EP - 2007)
- «Command» (CD - 2009)
- «Next» (CD - 2011)
- «Last» (CD - 2014)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...