photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

SWITCHTENSE: entrevista exclusiva com Hugo Andrade

TENSÃO RENOVADA


De pedra e cal e com uma energia inesgotável, os SWITCHTENSE continuam a devastar palcos pelo país (e também pelo estrangeiro) e a altura é a de virar uma página na sua carreira. A preparar o seu terceiro disco, o colectivo de thrashcore da Moita trabalha já com novo baterista, que vem de Espanha e se estreou ao vivo no dia 30 de Agosto. Sobre este assunto e muitas questões ligadas ao estado da música pesada, fomos conversar com Hugo Andrade, o frontman que também já se tornou um pensador muito seguido nas redes sociais. 

Aparentemente intensifica-se o debate sobre o estado do underground nacional - e até internacional, se atendermos à interminável discussão sobre o declínio da indústria discográfica - e fica a sensação de que o género atravessa um momento muito conturbado. Para uns, o género está, inclusivamente, a morrer ou morto. Terá isso uma ponta de verdade ou trata-se mais de uma campanha irrealista e de má fé?
Não me parece que seja uma campanha de má fé. Considero que existam visões diferentes sobre o mesmo assunto, tendo como base as experiências e as vivências adquiridas. Desde que existam pessoas que continuem a agarrar em instrumentos e a fazer bandas só porque gostam de tocar, sem qualquer tipo de pretensões de pertencer a esta ou aquela estirpe, sem objectivos pura e unicamente económicos , o underground nunca vai desaparecer. Podem existir, nesta fase, e por vários motivos, poucas vendas de CDs e merch, por exemplo, mas isso não significa que alguma coisa tenha morrido no espírito da cena. Se formos por ai, então o mainstream também está morto porque as vendas de discos desceram para todos. Os concertos, às vezes, estão vazios, outras vezes estão cheios. São ciclos e são muitas as variantes que podem fazer com que um evento seja um sucesso a nível de público ou não. Mas lá está: não é por aí que se sente se o underground está vivo ou não. É na atitude que continua a existir por parte de muitas bandas e do público.

Apesar do género continuar a mover multidões, sobretudo se olharmos para os grandes festivais, será que o metal perdeu mesmo notoriedade em prol de outros movimentos que grandes campanhas de promoção/publicidade ergueram? Os media terão muita culpa nisso?
Quem gosta de metal está mais que educado a não estar à espera de ver e conhecer bandas num canal generalista qualquer. Os fãs deste estilo procuram e têm as suas próprias fontes para ouvir e conhecer a música que gostam. Depois entra a parte do negócio e aí é que as coisas são mais complicadas. Existem em Portugal, e em todo o mundo, inúmeros festivais de metal. Não me parece que se tenha perdido notoriedade nenhuma, muito pelo contrário. As tours com bandas novas e mais antigas são recorrentes, o que mostra que existe público para este estilo.

Sobretudo nos anos 90, o metal tinha grande suporte, até da MTV, e isto também porque foi nessa altura em que surgiram bandas que estavam, de alguma forma, a estabelecer as regras de alguns géneros. Era fresco, digamos assim. Até que ponto os músicos actuais também são responsáveis pelo desinteresse de algum público? Perdeu-se a criatividade? É mais difícil inovar ou é o público que, simplesmente, quer outras coisas (ou é levado pelo marketing a querer outras coisas)?
O que eu acho que existem, e de uma forma cíclica, são modas. O metal está recheado de bandas que inovam o estilo de uma forma ou de outra. Não me parece que se tenha perdido criatividade nem me parece que o público que realmente gosta de metal se esteja a desmobilizar. É como em tudo na vida: há aqueles que ficam e os que passam. Isso vai acontecer sempre.

Desde que existam pessoas que continuem a agarrar em instrumentos e a fazer bandas só porque gostam de tocar, sem qualquer tipo de pretensões de pertencer a esta ou aquela estirpe, sem objectivos pura e unicamente económicos , o underground nunca vai desaparecer.

Agora a pergunta que se impõe e que muitos fazem neste momento: quem é o Antonio Pintor e como surge no universo dos SWITCHTENSE?
O Antonio Pintor é o nosso novo baterista. É uma pessoa com que já tínhamos estado há uns anos atrás quando tocámos, por duas vezes, com a banda onde ele tocava. Já nos conhecíamos e sabíamos que é um excelente baterista. Poucos dias depois de termos colocado um anúncio online, tínhamos um e-mail do Antonio a dizer que gostava de experimentar. Mandou-nos um vídeo a tocar uma música nossa, «Unbreakable», e pelo vídeo ficámos logo com a certeza que era um baterista como ele que precisávamos. Marcámos um dia para nos juntarmos, conversar e tocar um pouco, e ele chegou ao estúdio com oito temas preparados ao pormenor. Tocámos as músicas todas seguidas e se no dia seguinte houvesse um concerto, seguramente que não haveria problema nenhum de o fazer com o Antonio. Nesse dia fizemos o convite para ele entrar na banda e, sem hesitações, aceitou.

Quais apontaria como as suas grandes virtudes?
Na sequência da resposta anterior, posso dizer que é um tipo dedicado e que se aplicou a fundo para fazer um primeiro ensaio connosco com um nível brutal, e para ter um set preparado para tocar ao vivo em tempo recorde. Fizemos dois ensaios e tocámos com ele num concerto que correu muito bem. É um baterista rápido, com o groove que gostamos e com uma musicalidade a tocar bateria que nos agrada bastante. A sua vontade em estar numa banda como esta é também determinante para que as coisas corram bem. Para se estar nisto tem que se gostar, sentir e não pode ser algo que se gosta hoje mas amanha já não.

O facto de ele ser de Badajoz significa que a banda tenderá a trabalhar à distância? Basicamente, quais as vantagens e desvantagens do António ser de Espanha?
As desvantagens de ser de Espanha não são muitas, até porque ele vive lá mas muito próximo da fronteira com Portugal. Não estamos assim tão longe como isso. Quando as pessoas se querem dedicar às coisas não existem esses problemas. Ele tem facilidade e conhecimento para trabalhar várias coisas em casa e nós a mesma coisa no nosso estúdio. A internet facilita muito o processo de estarmos em contacto e todos a participar e a ouvir o que se está a fazer. Depois, vamo-nos juntando conforme as possibilidades para tocar e passar tempo juntos. Concertos vão sempre surgindo e isso ajuda a coisa a estar sempre no ponto!

O Antonio já participa das novas composições?
Sim. Uma das coisas que fizemos assim que ele entrou para a banda foi enviar-lhe uma música que tínhamos feito há uns dias. A música já tinha a estrutura bem definida e uma bateria programada com umas ideias para ele seguir. Depois, foi só ele gravar a bateria, com ideias que teve, e enviar para nós. Vamos trabalhando assim e depois acertamos agulhas nas alturas em que tivermos juntos a tocar no estúdio. É um processo a que já estávamos habituados, pois foi praticamente sempre assim que fizemos no passado.

Vocês produzem e acredita-se que, nesta altura, já têm bem definido o aspecto dos novos temas. Já fizeram gravações, pré-produção? Estão em condições de confidenciar o impacto e a orientação musical dos novos temas?
Sim, já temos algumas demos de algumas músicas feitas. Esperem um disco rápido, é só isto que posso dizer!

Tento mudar o mundo dentro das minhas possibilidades praticamente nulas!

Editaram dois discos pela Rastilho. Como será para um terceiro? A banda cresceu muito nos últimos anos... Sentem que o salto para uma editora maior seria importante ou conseguem atingir todos os objectivos estando numa editora nacional, sabendo-se, no entanto, do grande poder de distribuição do selo de Leiria?
Não vivemos obcecados com editoras, pois não somos nós que decidimos. Só temos que fazer um disco que nos agrade e que nos preencha da mesma forma que os outros dois. Até agora, nunca deixámos de fazer alguma coisa por estarmos numa editora nacional, portanto, não existem grandes preocupações com esse assunto. A Rastilho sempre foi um bom parceiro para nós e, até ao momento, sempre nos proporcionou tudo para podermos editar a nossa música com a máxima qualidade. Nesta altura, o mais importante é compor os temas e preparar tudo para gravar. O resto pensamos depois.

O Hugo tornou-se um pensador muito seguido nas redes sociais graças à frontalidade com que discute certos assuntos, alguns até muito delicados relativos à música e à própria sociedade. É um Hugo que tenta mudar o mundo?
Sim, é verdade que uso as redes sociais para demonstrar algumas coisas que penso, mas também uso as músicas da minha banda para isso. Sempre tive uma postura de intervenção ao longo da minha vida. Muitas vezes vejo ou acontecem-me certas situações que me sinto quase na obrigação de as comentar e partilhar com as pessoas que com elas se interessam. Tento mudar o mundo dentro das minhas possibilidades praticamente nulas! [risos]

Próximo passo/paragem para os SWITCHTENSE?
Para já, no que diz respeito a concertos, temos mais algumas datas para fazer até ao final do ano. No dia 24 de Outubro estamos na sala Fantasma, em Lisboa, com os GROG e os ANALEPSY. No dia 31 de Outubro marcamos presença no Maze Fest no Incrível Almadense com os FOR THE GLORY e os MOONSPELL. Já no dia 8 de Novembro estaremos na nossa terra, Moita, numa warm up do Moita Metal Fest com os JACKIE D, THE QUARTET OF WOAH!, PRIMAL ATTACK e VIRALATA. Entretanto, vamos compondo novos temas e preparando com toda a calma o nosso terceiro disco de originais. Estamos aí com toda a força... como sempre!

Nuno Costa



Primeiro concerto com Antonio Pintor


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...