photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

HEAVENWOOD: novo disco arrisca-se a ficar «encostado»


A 23 de Outubro os portuenses HEAVENWOOD aderiram ao crowdfunding para assegurar o lançamento do seu quinto longa-duração. Apesar do estatuto de que gozam no universo da música de peso nacional, a banda de gothic metal, hoje conduzida por Ricardo Dias, Ernesto Guerra e Vítor Carvalho, entendeu necessária uma adaptação aos novos tempos – em que os moldes da indústria discográfica são claramente desfavoráveis à maioria dos músicos – e contar sim com o apoio directo dos seus seguidores. 

Do objectivo estabelecido de 5.000 euros, os autores de «Diva» ainda só conseguiram 19% (cerca de 1.000 euros), o que não os deixa minimamente constrangidos. “Não estamos desiludidos. Estaríamos desiludidos se a campanha fosse de 2.000 euros e tivéssemos 20% a um mês do término da campanha”, confessa Ricardo Dias, despreocupado e convicto de que o valor da campanha representa o mínimo exigível para assegurar uma qualidade profissional. “O valor em causa da campanha é um valor mínimo para produzir um álbum ao nível dos anteriores e tendo em conta os padrões internacionais”, justifica sobre um projecto que inclui gravação, mistura e masterização pelo germânico Kristian Kohlmannslehner [POWERWOLF, CREMATORY], arte gráfica pelo britânico Matthew Vickerstaff [CRADLE OF FILTH, KATATONIA], fabrico de 500 unidades, espectáculo de apresentação e marketing.

Todavia, ainda que reste um mês para o término da campanha, Ricardo Dias tem já plena consciência da medida a tomar caso os 5.000 euros não sejam angariados. “Podemos sempre na última semana injectar o valor em falta, mas logicamente não o faremos (tenho conhecimento de casos de sucesso nesse sentido). Caso o objectivo não seja atingido, a PPL devolverá o investimento aos investidores, simples. Quanto ao «Tarot Of The Bohemians», ficaria encostado na prateleira, simples também.”

Ricardo Dias esclarece ainda que a banda optou por este novo mecanismo de financiamento dada a falta de propostas aliciantes por parte das editoras. “Existiram propostas que obviamente não interessavam. As editoras existem para vender um produto – as bandas são um produto e os fãs os consumidores. Nós não pagamos para venderem um produto que obviamente iria gerar lucro para uma das partes envolvidas, ao ter 0% de investimento”, reprova, explicando que a adaptação aos tempos correntes e o facto de nunca terem pago uma edição os levou a aderir ao crowdfunding. “Já contribuímos com a música, e se for a fazer um balanço, nesse campo, o saldo seria já suficientemente negativo.”

Confira as condições de participação na campanha de crowdfunding aqui

No final de Julho, os HEAVENWOOD divulgaram a nova faixa «The Juggler» acompanhada de um vídeo (ver abaixo) baseado em imagens do filme mudo de horror «Häxan», de 1922, que aborda a Inquisição e a caça às bruxas no século XV. Mais recentemente foi a vez de darem a conhecer a pré-produção do tema «The Empress» (abaixo). 

O sucessor de «Abyss Masterpiece», de 2011, é inspirado em Gerard Encausse, também conhecido como Papus, um físico e hipnotista franco-espanhol que popularizou o ocultismo e fundou a corrente moderna do Martinismo. Este será o primeiro registo do grupo sem o guitarrista Bruno Silva que abandonou em Abril de 2013, sendo substituído por Vítor Carvalho [DEMON DAGGER].




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...