photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

NEOPLASMAH - «Auguring The Dusk Of A New Era» [review]


Apesar de terem origem em 1997 e da estreia «Sidereal Passage» ter ficado na retina dos mais vigilantes do underground em 2004, este grupo do Seixal acabou por fixar-se num certo limbo mediático, até por culpa própria, como admitem (fruto de uma promoção deficitária). Esta razão, e o facto de terem chegado ao álbum de estreia já com material para um novo disco, contribuiu para o seu "congelamento" em 2005. Abstraídos do tempo, enquanto se dedicavam a outros projectos, vêem reunidas condições para retomar a actividade em 2012. Daí até este álbum foi um passo curto, até porque os temas deste alinhamento foram compostos ainda antes de interromperem funções.

Operados os devidos arranjos, os NEOPLASMAH transformaram este regresso numa versão optimizada (no mínimo) de «Sidereal Passage», onde se nota claramente a evolução técnica dos seus elementos, sobretudo no trabalho rítmico, liderado por uma dupla tão talentosa e endiabrada como Rolando Barros [GROG, SCENT OF DEATH, THE FIRSTBORN] na bateria e Alexandre Ribeiro [GROG, ex-BLEEDING DISPLAY] no baixo. Por outro lado, a abertura com o tema-título deixa explícito que o grupo amadureceu em termos de composição, com uma escrita ocasionalmente mais clássica, que ajuda a tornar alguns temas mais pegadiços - nota alta também para «Ravishing Theatre Of Chaos». Enquanto isso, as guitarras gingam entre ripanços death metal mais tradicionais e melodias black metal - em «Storm Vortices Of Neoplasmah» - que chegam a lembrar CRADLE OF FILTH no início de carreira   

Apesar do mérito de Vitor Mendes, guitarrista e principal compositor da banda, a verdade é que há individualidades que tornam este material mais sugestivo do que podia parecer à partida (até porque o pressuposto musical não é propriamente inovar). Nesse prisma, surge indiscutivelmente a prestação de Sofia Silva. Se já detinha o epíteto de primeira (ou uma das primeiras) vocalista a esgoelar numa banda de death metal nacional, os anos que passaram conferiram-lhe o traquejo que necessitava para abraçar este material ainda com maior vigor e segurança. Dá até para se aventurar nas vozes limpas.

Em abono da verdade, este material não esconde a relação de proximidade com o seu antecessor, e para alguns até pode soar datado. Mas tudo isso acaba por ser desculpável para uma banda que esteve separada tanto tempo e que quis, aparentemente, não deixar morrer estes temas no baú. Valeu a pena, por mais que não fosse pela excelência interpretativa deste grupo de músicos e para ganharem nova embalagem na reconquista de um espaço que lhes pertence por direito.


Classificação: 8/10 [N.C.]

Data de lançamento: 22 de Novembro de 2014
Edição: Helldprod Records
Nota de estúdio: gravado e produzido pelos NEOPLASMAH nos Studios 13; misturado e masterizado por André Tavares.
Estilo: death/black metal
Origem: Seixal
Formação: 1997-2000 como SYSTEMATIC CHAOS

Alinhamento:
1. «Auguring The Dusk Of A New Era» (5:04)
2. «Ravishing Theatre Of Chaos» (4:47)
3. «Realm Of The Lost Souls» (3:17)
4. «Ruins Of A Sham Empire» (3:49)
5. «Stargate To Infinity» (4:16)
6. «Storm Vortices Of Neoplasmah» (4:32)
7. «Miry Gateway Through Time» (4:24)
8. «Absorbed In Perpetual Torture» (4:36)
Duração: 34 minutos

Elementos:
Sofia Silva (voz)
Vitor Mendes (guitarra)
José Marreiros (guitarra)
Alexandre Ribeiro (baixo)
Rolando Barros (bateria)

Discografia:
«Dead Tape» (demo - 1998 - como SYSTEMATIC COLLISION)
«Promo CD» (CD - 2003)
«Sidereal Passage» (CD - 2004)
«Auguring The Dusk Of A New Era» (CD - 2014)

www.facebook.com/neoplasmahofficial
www.reverbnation.com/neoplasmah


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...