photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

HOURSWILL e o underground nacional: «Não existem grandes condições para as bandas terem uma carreira duradoura»


Os lisboetas HOURSWILL consideram que, apesar da qualidade das bandas do underground nacional, as condições não são favoráveis ao desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

"A qualidade existe e é inegável, mas infelizmente não considero que haja grandes condições para as bandas poderem ter uma carreira duradoura e reconhecível no nosso underground", afirmaram ao Underground's Voice (ler entrevista completa aqui). "Tendo em conta a minha visão pessoal do estado de coisas, penso que muitos dos projectos do nosso underground estarão votados a serem objectos de culto de uns quantos 'iluminados', por assim dizer, e a passarem ao lado de carreiras com maior reconhecimento", acreditam.

A explicação estará na diversidade de estilos musicais que gera a falta de identidade num cenário nacional. "O nosso underground actual é composto de várias bandas de estilos próprios e díspares, o que é, sem dúvida, salutar e bastante interessante, mas não há propriamente uma 'cena' exclusivamente portuguesa como, por exemplo, houve a N.W.O.B.H.M., o thrash da Bay Area ou o teutónico, o black metal escandinavo, a N.W.O.S.D.M. na Suécia, etc. Como consequência (há sempre o reverso da medalha) a 'cena' acaba por se fragmentar demasiado porque, como é óbvio, nem toda a gente gosta do amarelo ou do azul, por assim dizer, e as coisas acabam por não se unir e crescer muito em termos de público. O que é pena, pois existem projectos nacionais com criatividade suficiente para ombrearem com outros que têm vindo do estrangeiro."

A banda conclui lamentando o tratamento distinto que o público presta às bandas nacionais em comparação com as estrangeiras. "O público português aparenta não ter problemas nenhuns em gastar 30 euros ou mais para encher pavilhões com bandas estrangeiras mas mostra uma relutância enorme em pagar 5 euros para ver ao vivo uma qualquer banda que esteja aí a apresentar-se."

Os HOURSWILL lançaram o álbum de estreia «Inevitable» a 16 de Outubro pela Ethereal Sound Works. A 31 de Janeiro apresentam-no no Festival It's All About Rock 1 no Nirvana Studios (armazém 21 Rock Hangar), em Barcarena. Ao seu lado estarão os THE ROYAL BLASPHEMY, STONERUST e SCAR MIND. O evento tem início às 21h00 e o bilhete custa 5 euros. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...