photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

[Histórias do Baú] EVIDENCE: Sérgio Sabino e as «criaturas» que minavam a música portuguesa


Sérgio Sabino é uma das vozes por excelência do hard rock melódico nacional, ainda que o seu estatuto nem sempre seja reconhecido. Pelo menos deixou uma marca no virar do milénio com os EVIDENCE e mais tarde com os FAITHFULL, que chegaram ao terceiro lugar do top japonês de álbuns importados com «Horizons». Hoje retrata-se no seu projecto a solo e a produzir música para anúncios televisivos, documentários e filmes.

Apesar da importância dos TARANTULA e dos IBÉRIA, o hard'n'heavy nunca foi um género com grande expressão em Portugal. Talvez por isso, já em 2003, Sérgio Sabino lamentava-se dessa realidade. "Gostaria de dizer que se encontra bem, mas não posso. A verdade é que todas as dificuldades que mencionei há pouco [na divulgação musical] afectam todas as bandas do género", afirmou à nossa publicação.

O vocalista lisboeta foi mais longe e atribuiu o cenário daquela época a uma alegada acção concertada levada a cabo por agentes dissimulados e com interesses próprios. "Costumo falar com músicos de algumas delas [bandas] que se queixam do mesmo, por isso estou à vontade para o dizer. Nos últimos tempos temos assistido à criação de movimentos de apoio à música portuguesa por parte de "criaturas" bem conhecidas (não forçosamente, respeitáveis). Desenganem-se aqueles que pensam que esses movimentos pretendem defender o direito à divulgação de todos os músicos portugueses e a contribuir para a evolução da música em Portugal, pois esse movimento foi criado apenas para defender a pequena "elite do caldeirão" (elite, palavra demasiado elegante para o descrever) que recusa aceitar que muito pouco, ou nada, tem de melhor em relação ao que vem de fora, e que não suporta o desprezo (compreensível) dos media e público. Desprezo esse que pensavam eles só acontecer aos outros (outros: bandas do nosso género, já habituadas...)."

Leia a entrevista completa aqui




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...