photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Pedro Bívar [X-SIZE]: «É complicado para uma banda no nosso meio com tantas editoras e máfia»


Pedro Bívar, guitarrista dos cartaxenses X-SIZE, abordou esta semana em entrevista à Tejo FM as dificuldades que as bandas alternativas enfrentam para se afirmar em Portugal, sugerindo que existem hábitos e práticas por parte do público e dos agentes ligados à indústria musical que inquinam o progresso natural do seu crescimento.

"É um pouco difícil de furar porque cá existem as tendências. E para nós, como não estamos enquadrados num meio mediático muito aberto, torna-se difícil. No entanto, não é impossível", começa por apontar.

Incitado a analisar o que torna algumas bandas nacionais melhor aceites no estrangeiro do que em Portugal, Bívar argumenta: "Os MOONSPELL têm um trabalho louvável, bem como os RAMP ou ICON & THE BLACK ROSES. Fazem um trabalho de louvar pelo nosso país, pela dimensão que conseguem ter. Nós tentamos seguir um bocado esse objectivo, não descurando o que temos cá, porque é onde conseguimos começar. Neste momento, não temos condições para tocar no estrangeiro, mas se tivéssemos iríamos com certeza fazê-lo. Ouvimos muitas vezes críticas de pessoal que nos apoia dizendo 'lá fora é que é' e 'deviam tentar', mas é complicado para uma banda no nosso meio, com tantas editoras, tanta máfia, ramificação e componentes que existem... Para se atingir esse objectivo é muito complicado."

O músico - que também responde pelo pseudónimo Vic Visacce - revela ainda que os próximos tempos da banda serão dedicados à produção de um videoclip. "Existe um projecto um pouco secreto de um dos temas - que posso adiantar que é o «Never Deny» - e que está a ser trabalhado com muitas pessoas, inclusive algumas com algum nome no meio artístico."

Os X-SIZE lançaram recentemente a versão acústica de «Hot Jesus» (ouvir abaixo) com participação de Ricardo Gordo, guitarrista alentejano que surpreendeu em 2012 com a sua mistura de fado e metal no álbum «Fado Metal». O tema é extraído de «Nobody Cares», disco de estreia editado no final em 2014 com dez temas que variam entre o rock FM e o metal progressivo. 

O grupo é formado por quatro experientes músicos que em 2012 se juntaram para tentar conquistar uma vasta audiência. Afirmam que ser apenas uma banda de garagem não faz parte dos seus planos e para isso inspiram-se na técnica e refrões contagiantes da música dos anos 80 e na irreverência dos anos 90. Ainda antes de «Nobody Cares» lançaram o EP «Some Kind Of Reason»



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...