photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

ART CAPITAL: «Ainda é difícil notar-se valorização do que se faz por cá»


O colectivo de rock alternativo ART CAPITAL considera "incrível" a persistência dos músicos açorianos ligados a sonoridades pesadas, sendo que a conjuntura financeira é adversa e que o reconhecimento teima em evidenciar-se por parte de público e agentes culturais em geral.

"As bandas continuam a existir por necessidade de se ter a música como forma de manifesto social/criativo e por puro gosto e amor à camisola. Se estamos a falar de música original alternativa e mais extrema, as bandas pelo menos ainda têm tido onde tocar e é verdade que hoje em dia temos meios que não tínhamos antigamente, como os vários estúdios que têm surgido e a net que permite às bandas assumirem o comando da sua própria promoção. Mas a verdade é que ainda é difícil notar-se valorização do que se faz por cá e é incrível ver como estes géneros resistem apesar de toda a precariedade e restrições financeiras envolvidas. Em termos de novos músicos a surgirem, parece que estamos a reentrar numa época morta… Porquê? Não sabemos bem… Mas é isso, o que é de valor não é produzido em série", exclamam os vencedores do Concurso Angra Rock 2012 numa entrevista promocional ao evento The Unborn Fest.

O grupo formado em Angra do Heroísmo em 2011 lançou os temas «Cravings» e «Wasted On Lies» há cerca de três anos - com produção de Raúl Cardoso nos estúdios Stupid Bear. Entretanto, não faltará muito tempo para darem a conhecer novo material. "De momento, estamos a terminar de gravar três dos nossos temas originais mais recentes - «Slip And Slide», «Follow» e «Crash And Fall». Temos ideias de gravar mais umas músicas e no final iremos ver sob que formato será o mais apropriado serem lançadas. Possivelmente editaremos um EP e no mínimo lançaremos as músicas online para livre audição." 

Os ART CAPITAL integram o cartaz do The Unborn Fest que se realiza a 3 e 4 de Abril no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, com os ANOMALLY, WEPARASITESPALHA D'AÇOMUFASA ABUTRE SUICIDA. A organização sublinha o objectivo de proporcionar a bandas firmadas e outras mais jovens a possibilidade de partilharem um palco com logística de qualidade e promover a troca de experiências entre músicos. O evento, sem fins lucrativos, resulta da parceria entre músicos locais e a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e promove ainda a recolha de bens alimentares e outros géneros em conjunto com a Associação dos Amigos dos Animais da Ilha Terceira. Mais informações em www.theunbornfest.com

Em 2012, o quarteto com nome inspirado em «O Capital» de Karl Marx, apontou como um dos seus segredos a sonoridade acessível e abrangente que abre aspirações a uma facilitada afirmação. "Realmente o nosso som tem o potencial de ser apreciado por um público mais abrangente comparativamente a sonoridades mais extremas que costumam agradar a públicos mais específicos. O som que tocamos é a combinação das diversas influências musicais que cada um de nós tem e estas são mesmo muitas. Talvez por isso mesmo poderemos vir a ter aceitação por parte de muitos públicos. Sendo assim, e havendo essa hipótese, queremos que a nossa música chegue ao público em geral, mas para que isso aconteça há muito trabalho de promoção que é preciso ser feito. Temos de conseguir expor a nossa sonoridade, utilizando da melhor forma possível os meios que estão à nossa disposição."

Os ART CAPITAL contam no seu trajecto com vários espectáculos na ilha Terceira, com destaque para participações nas Festas da Praia, Shredding Night e A Colheita.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...