photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

[Histórias do Baú] HEMPTYLOGIC: «Músicos açorianos no mundo? Falta saber quando...»


Steven Medeiros desejou, mas o seu voto acabou por não se tornar profético (pelo menos até hoje). "Talvez daqui a uns anos vejamos músicos açorianos a vingar pelo mundo fora. Falta saber é daqui a quantos", foi assim que o vocalista dos extintos HEMPTYLOGIC se referiu à cena de peso açoriana quando o nu-metal vivia tempos áureos, com extensão na região, sobretudo, através dos TOLERANCE 0 e KAOS, enquanto os MORBID DEATH se mantinham num plano distinto e intocável. 

Em entrevista concedida à SounD(/)ZonE em 2003, o nordestense - hoje radicado na Suíça - queixava-se da eterna falta de oportunidades que travam o crescimento das bandas alternativas nos Açores. "Ultimamente as coisas têm melhorado muito nesse aspecto e pessoalmente acho que isso deve-se à evolução que é fruto do trabalho dos músicos", disse, constatando a fiel base de seguidores de que alguns - apenas - gozavam na altura. No entanto, tal "regalia" não chegava (e não chegou) para proporcionar a afirmação do produto local noutras paragens, mesmo que, e afirmava Steven convictamente, "temos nos Açores músicos com muita qualidade".

Para além disso, o espírito DIY também parecia não chegar para contrariar a tendência daquela época. "Mesmo sendo nós a criar os eventos e trabalhando muito por isso, não nos é possível, porque não há apoios suficientes para se poder organizar um festival com nível", lamentou, argumentando: "Não queremos fazer um festival à 'pressão' para não deixar o público desagradado".

Contrariamente ao que se verifica actualmente - um corte drástico no número de bandas e eventos de metal -, no virar do milénio eram muitos os projectos a saírem da garagem, mesmo que não houvesse qualquer circuito de bares e os festivais especializados só viessem a instalar-se alguns anos mais tarde. Ciente disso, o futuro vocalista dos TRAUMA PRONE e FAKE SOCIETY já alertava para a desmotivação que isso geraria e consequente ameaça de extinção para muitos projectos. "Actualmente a música nos Açores está a evoluir, mas muito lentamente. Cada vez aparecem mais bandas e de estilos muito variados, o que é bom. No entanto, algumas dessas bandas acabam por desistir pelo facto de não haver apoio da região. Há muito poucos eventos que motivem as jovens bandas. É muito desanimador só existir eventos no Verão quando as bandas trabalham dia-a-dia para depois se mostrarem só dois ou três meses no ano."

Os HEMPTYLOGIC formaram-se em 2002 e desenvolveram um misto de nu-metal, thrash e metalcore. Ficaram conhecidos pela rebeldia em palco, mas nunca chegaram a mostrar-se em disco. Da sua última formação constavam ainda André Viveiros [STAMPKASE], Tiago Câmara [PRIMAL ATTACK, SPOILED FICTION], Paulo Andrade [PROPHECY OF DEATH, PSY ENEMY] e Isidro Paixão [SPOILED FICTION, KOSTO AND FULL, MATACAVALO]. Ao longo do seu percurso - que terá terminado em 2005 - participaram em algumas festividades populares e semanas académicas, com destaque para a actuação no Festival Geração JS, na ilha de São Jorge, ao lado dos MOONSPELL

Recorde a entrevista aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...