photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Mário Rodrigues [PROJEKT NÖIR] e o metal nacional: «Estamos ao mesmo nível do resto da Europa»

Foto: Susana M. Rodrigues
Mário Rodrigues, criador dos PROJEKT NÖIR, destacou em entrevista ao Underground's Voice a qualidade dos projectos nacionais ligados ao metal, considerando inequívoco que são um motivo de orgulho para o país.

"Em relação ao factor qualidade, acho que estamos ao mesmo nível da Europa. Temos bandas que poderiam figurar em festivais internacionais e não nos deixariam ficar mal vistos, muito pelo contrário", diz o veterano músico lisboeta.

Seguindo o mesmo raciocínio, afirma que o público nacional é também símbolo de uma devoção que não deixa as bandas estrangeiras indiferentes. "Portugal pode orgulhar-se de quase todas as bandas internacionais que pisaram os nossos palcos se mostrarem positivamente surpreendidas ao ver os nossos headbangers em acção."

Embora o seu discurso optimista, há um ponto em que o guitarrista não acredita que se operem mudanças: "Falando dos apoios, não sei o que dizer... Acho que o Estado português não está nem nunca estará virado para esta parte específica da nossa cultura musical. O metal não é bem visto nem nunca o será, tirando raras excepções de algumas câmaras municipais que já viram que podem tirar dividendos comerciais desses festivais. Aí sim, começa a existir alguma ajuda no sentido de divulgar e apoiar bandas e projectos nacionais na área do metal que não apenas e somente os mais mainstream ou com reconhecimento internacional."

Os PROJEKT NÖIR são o projecto a solo de Mário Rodrigues (que assume aqui o pseudónimo Darksoul 13), fundado no final de 2014. «Ský» é o seu primeiro registo, editado a 14 de Fevereiro em formato digital e posteriormente em cassete (50 cópias) e CD digipack (100 cópias). A distribuição está a cargo da Fatsound Productions.

Nesta aventura, o também guitarrista dos KARBONSOUL contou com o vocalista islandês Jóhann Örn [DYNFARI] e o baterista José Gonçalves [EMPIRE]. Musicalmente, o projecto move-se pelos meandros mais ambientais e avant-garde do black metal. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...