photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

MUFASA: «A canalha agora quer é fumar ganzas e ouvir DJs de merda»


Os açorianos MUFASA consideram que a mudança dos tempos e a tendência para o investimento nas culturas de massas são os grandes motivos para o desinteresse instalado em torno da música pesada regional. "Por termos uma cultura de massas cada vez mais superficial, plástica e de consumo rápido, isso vai-se mostrando na cena musical, porque as pessoas da minha idade mal têm 'attention spam' para ouvir um álbum completo, quanto mais pegar num instrumento e fazer música", afirmam em entrevista promocional ao The Unborn Fest.

O trio oriundo da ilha Terceira lamenta ainda a escassez de jovens envolvidos na criação musical, ficando essa responsabilidade atribuída a uma geração mais velha à qual entendem faltar a verdadeira chama do rock. "Temos muita sorte em ter bandas de qualidade num lugar tão fora do baralho como os Açores. Acho que impressionaríamos qualquer 'forasteiro' com bandas como PALHA D'AÇO, ANOMALLY, MANIFESTO, ART CAPITAL, HUMAN HATE, etc. - não ficam a dever nada a bandas do continente. Mas por outro, é tudo bandas de pessoal mais velho. O coração e o pulso do rock está na malta nova cheia de fogaça que precisa realmente da música e não apenas a usa como som de fundo a fazer refresh no Facebook", sublinham, defendendo que a mudança não passa pela mera lamentação pela falta de oportunidades. "Não achamos que andar a chorar por falta de espaços e apoios vá valer de alguma coisa. Damo-nos por contentes com o que há. Antes de haver apoios há que haver público para que estes valham a pena."

Com a música electrónica e as bandas de covers a dominarem o mercado, os vencedores do Concurso Angra Rock 2013 acreditam que é o entusiasmo do público jovem que valida o trabalho dos grupos de originais. "O pessoal mesmo apaixonado por isto é que tem o fogo para soltar nos concertos, e numa ilha onde nunca recebemos para tocar é ver um público com esse fogo que faz valer a pena. Enquanto não houver uma geração em que volte a ser fixe ouvir rock e metal, enquanto não surgirem os novos PANTERA ou o novo nu-metal, com pessoal a passar 'fase de metaleiro' a influenciar outros amigos, vai continuar assim mesmo: música de culto para um público reduzido. É a história da procura/oferta. Como ouvi alguém recentemente, 'a canalha agora quer é fumar ganzas e ouvir DJs de merda até de manhã'. Estão-se a cagar para bandas de originais. Somos poucos, mas orgulhosos", exaltam.

Na mesma entrevista, os MUFASA revelam já haver perspectivas para  a gravação do seu segundo registo, o que poderá acontecer já em 2015. O despudorado grupo de thrash/punk aproveitou a ocasião para revelar alguns dos títulos do sucessor de «A Vingança do Ti Alberto». "Temos planos para entrar em estúdio e gravar um próximo EP já este ano, com as músicas «Satanás é Rock'n'Roll», «Peixe Podre (Só Faz Mal no Porto)», «Tira o Pau do Cu» e «Sangue, Suor, Cerveja». No entanto, somos preguiçosos e procrastinadores, por isso, nunca se sabe! Em princípio serão esses os temas, mas vamos ver se há espaço para mais."

Os MUFASA formaram-se em 2010 por Pedro Santos [voz, baixo], Bryan Freitas [guitarra] e Flávio Santos [bateria]. Apesar de jovens, cresceram a ouvir MOTÖRHEAD e VENOM, entre bandas punk, thrash e d-beat, sendo que é na sua linguagem de rua e enérgica postura em palco que reside a sua essência. Em Setembro de 2014 lançaram a estreia «A Vingança do Ti Alberto» composta por três temas produzidos por Tiago Alves [ANOMALLY, HUMAN HATE] nos Waveyard Studios.

Os MUFASA integram o cartaz do The Unborn Fest que se realiza a 3 e 4 de Abril no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, com os ANOMALLY, WEPARASITESPALHA D'AÇOART CAPITAL ABUTRE SUICIDA. A organização sublinha o objectivo de proporcionar a bandas firmadas e outras mais jovens a possibilidade de partilharem um palco com logística de qualidade e promover a troca de experiências entre músicos. O evento, sem fins lucrativos, resulta da parceria entre músicos locais e a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e promove ainda a recolha de bens alimentares e outros géneros em conjunto com a Associação dos Amigos dos Animais da Ilha Terceira. Mais informações em www.theunbornfest.com


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...