photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

PALHA D'AÇO e o punk/metal açoriano: «Sentimo-nos como um homossexual de raça negra no estado do Alabama»


Os veteranos PALHA D'AÇO expressaram de forma contundente a sua opinião sobre a actual falta de apoio à música alternativa açoriana. Questionados sobre a sua visão do panorama musical regional para as bandas de punk/metal, o quarteto da ilha Terceira responde: "Como um homossexual de raça negra no estado do Alabama, nos Estados Unidos. Somos protegidos pela lei. Não nos podem matar, mas se pudessem...", afirmam no site do The Unborn Fest.

Os autores de «Desconcertante» lamentam a falta de oportunidades concedidas aos músicos que se movem à margem do mainstream, assumindo que este é um indicador que coloca Portugal atrás de outros países desenvolvidos. "O que é factual é que com a excepção do Angra Rock há muito pouco interesse ou apoio público para este tipo de música. Mas não culpamos por completo os governantes, porque esses estão lá para satisfazer o povo que gosta maioritariamente de pimba e de um gajo de braços no ar com uma camisa dos Lakers a passar música de outros artistas (os chamados DJs ou MDs, nem sei). É uma questão de paradigma social e cultural. Não é por acaso que em países mais intelectualmente desenvolvidos, como a Suécia, Dinamarca e Finlândia, o estilo de música denominado 'metal' seja melhor aceite. É, como já referi, difícil de compreender o metal e seus derivados, pela complexidade, agressividade e alma. Os vinhos caros às vezes não são os melhores e os vinhos melhores às vezes não são os mais famosos", concluem.

O grupo de Angra do Heroísmo encontra-se a preparar o seu segundo longa-duração com Rodrigo Rodrigues no estúdio Soundivision. Sobre a sua nova colecção de temas, antecipam: "Acima de tudo, podem esperar um som original, forte e moderno. A mensagem é agressiva e apela à mudança. É o som de palha-de-aço a limpar algum do esterco social em que vivemos. Estamos bastante satisfeitos com os temas novos e temos a certeza de que o nosso público vai gostar."

Formados em 1997, os PALHA D'AÇO são uma das primeiras bandas punk dos Açores. Depois de dois anos de concertos e composição (dos quais resultaram um EP homónimo) confinaram-se a um hiato de mais de dez anos, devido à partida do guitarrista Freddy Duarte para o estrangeiro, ainda que pelo meio se tenham reunido para alguns espectáculos. Em 2009 retomaram actividades a tempo inteiro e daí resultou a ideia de compilar a maioria dos temas escritos desde a década de 90 no disco «Desconcertante». A sua influência vai desde MATA-RATOS a ENA PÁ 2000, ainda que pelos novos temas seja conferível uma identidade mais diversificada e pessoal.

Os PALHA D'AÇO integram o cartaz do The Unborn Fest que se realiza a 3 e 4 de Abril no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo com os ANOMALLY, WEPARASITESART CAPITAL, MUFASA ABUTRE SUICIDA. A organização sublinha o objectivo de proporcionar a bandas firmadas e outras mais jovens a possibilidade de partilharem um palco com logística de qualidade e promover a troca de experiências entre músicos. O evento, sem fins lucrativos, resulta da parceria entre músicos locais e a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e promove ainda a recolha de bens alimentares e outros géneros em conjunto com a Associação dos Amigos dos Animais da Ilha Terceira. Mais informações em www.theunbornfest.com


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...