photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

X-SIZE - «Nobody Cares» [review]


«Nobody Cares» é o álbum de estreia dos X-SIZE, que embora seja um projecto relativamente recente (2012), conta com músicos experientes. Esse traquejo é notável no modo como este álbum é interpretado mas, infelizmente, a composição não partilha da mesma perícia.

Descrevem-se a si próprios como uma amálgama de "rock, hard, heavy, prog, FM". Não é propriamente publicidade enganosa, mas "rock FM" basta para descrever esta sonoridade. Lembrem-se que o rock FM surgiu precisamente da fusão entre o hard rock e o rock progressivo, num resultado mais melódico, melhor aceite pelas massas. E mencionar estes géneros torna-se aqui redundante uma vez que «Nobody Cares» não possui doses acima dos normais que justifiquem a sua separação do termo geral "rock FM".

É em «Reborn» e «Scorn» que o lado mais progressivo dos X-SIZE é manifestado, mas nada de extraordinário. Em «Hong Kong» juntam um dedilhar de cordas blues q.b., «In Your Skin» uns suaves acústicos, «Never Deny» uns sons electrónicos transportados dos anos 80, enquanto «Queen Of Pain» transpira por todos os poros o hard rock dessa década. Dito assim, até parece interessante. O problema é que foi preciso tirar apontamentos, pois chegado o fim do álbum, todos estes pormenores caíram em esquecimento - os "refrões orelhudos" não são tão orelhudos assim, não deixam marca. Quanto muito «Hot Jesus», mas mais pelo título provocador (e talvez a associação automática ao actor Diogo Morgado), não pela música em si.

Talvez «Nobody Cares» seja um daqueles álbuns que precisa mais do que uma audição para ser assimilado (mais do que três, na verdade - foi esse o número de vezes que o ouvimos e continuámos cépticos), mas então estará a contrariar a sua natureza, já que o propósito do rock FM é "entrar à primeira".


Classificação: 5/10 [R.L.]
Data de lançamento:  1 de Novembro de 2014
Edição: independente
Estilo: rock FM
Origem: Cartaxo
Formação: 2012

Alinhamento:
1. «Reborn» (4:48)
2. «Hot Jesus» (3:44)
3. «In Your Skin» (3:39)
4. «Never Deny» (4:30)
5. «Scorn» (4:42)
6. «Some Kind Of Reason» (3:57)
7. «Hong Kong» (4:05)
8. «All My Life» (3:50)
9. «Queen Of Pain» (3:50)
10. «Nobody Cares» (3:50)
Duração: 40 minutos

Elementos:
Alex Van True (voz)
Vic Visacce (guitarra)
Domenico Sambá (baixo)
Patrick Calvacante (bateria)

Discografia:
«Some Kind Of Reason» (EP - 2013)
«Nobody Cares» (CD - 2014)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...