photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

FORGOTTEN SUNS explicam como se sobrevive vinte anos a tocar prog metal em Portugal


Com mais de duas décadas de carreira ligadas à música progressiva, os lisboetas FORGOTTEN SUNS comprovam que a especificidade do seu género musical nunca representou um entrave ao desenvolvimento da sua carreira. Com a expansão da internet criaram-se condições à circulação livre da música alternativa e daí se compreenda que a banda liderada por Ricardo Falcão tenha resistido ilesa a um país com tudo menos tradição no seu estilo musical.

"Penso que os tempos mudaram. Nos últimos anos, têm saído de Portugal muitas bandas interessantes, mas claro que não estamos na Europa Central, não somos a Alemanha ou outros países com mais poder económico", constatou Falcão ao podcast norte-americano Progtopia.

O músico prossegue com um sentido optimista: "Penso que a internet abriu a mente de muitas pessoas. Hoje é muito fácil ter acesso a música, não é como quando comecei a tocar guitarra em que estávamos limitados às lojas de discos ou à MTV. A longo prazo, é difícil para uma banda como nós chegar a muitas pessoas a tocar prog - as pessoas não sabiam o que era isso. As que sabiam quando começámos eram as pessoas que gostavam de música dos anos 70, como GENESIS, PINK FLOYD, EMERSON, LAKE & PALMER... Este estilo musical não é uma tradição em Portugal, mas com a nova vaga do prog, sobretudo com os DREAM THEATER, as pessoas começaram a investigar este tipo de bandas. A internet abriu o caminho a tudo e a todos." 

«When Worlds Collide» foi lançado a 21 de Março pela Premiere Music, com gravação e mistura de Miguel Valadares no MV Studios, em Lisboa, e co-produção de Ricardo Falcão J.C. Samora. O grafismo ficou a cargo do artista holandês Chris Van der Linden (Linden Artwork).

Os FORGOTTEN SUNS formaram-se em 1991 e tornaram-se num dos expoentes máximos do rock/metal progressivo nacional. Já partilharam o palco com nomes sonantes como FISHTHE FLOWER KINGSPAIN OF SALVATIONDGM e CIRCUS MAXIMUS.

A 20 de Abril, cumprem a primeira parte do espectáculo dos ingleses ARENA no Paradise Garage, em Lisboa. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...