photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Mário Rodrigues [PROJEKT NÖIR] revela porque decidiu gravar um disco em islandês

Foto: Susana M. Rodrigues
Mário Rodrigues, mentor de PROJEKT NÖIR, explicou ao Catedral do Rock [Popular FM 90.9] a razão de ter escolhido o islandês como língua para o seu EP de estreia, «Ský».

"O sonho era [o disco] ser cantado em islandês e o objectivo foi concluído. Não estou a pensar mudar isso. (...) Podia ser o norueguês, sueco, finlandês, mas funciono por impulsos e o meu impulso foi seguir um sonho... tive um sonho em que falava islandês. Isso coincidiu com a altura em que estava a formar o projecto. Não andei a estudar as línguas todas."

Jóhann Örn, nativo islandês, dá voz ao disco. A colaboração surgiu quando Rodrigues lança um anúncio na internet, prontamente respondido. "Responderam-me quase de seguida. Foram quatro ou cinco pessoas a quererem cantar. Isso passou-se tudo no espaço de um mês - achei estranho. Se fosse em inglês se calhar aparecia-me muita gente. Apareceu-me um filho de um islandês que vive nos Estados Unidos, um alemão que é neto de islandeses e que sabia a língua e o Jóhann que, como já estava ligado ao meio, achei por bem escolhê-lo. Fiquei surpreendido com ele porque o trabalho que apresenta em PROJEKT NÖIR é muito diferente do de DYNFARI. Acho que ele se excedeu. Também foi território novo, saiu da sua zona de conforto, e para mim fez um trabalho excelente."

Pela localização geográfica dos membros do grupo, não se antevê aparições ao vivo. No entanto, a hipótese não está totalmente posta de parte. " Não está nos planos, mas também não está excluído. É possível, mas não deve ser para breve. Este projecto foi pensado para ser um projecto só de estúdio, para gravar vários discos. Este ano espero gravar um álbum completo e em breve sairá um single."

Ainda sobre a forma como surge «Ský», o também guitarrista dos KARBONSOUL recorda: "Os quatro temas foram gravados ao primeiro take, em quatro dias, e não foram estudados. Fui para estúdio com a cabeça vazia, com a  guitarra e em cada dia gravei um tema diferente. Esses temas ficaram conforme foram gravados naquele dia. Portanto, não foram editados. Foi tudo gravado num regime live. É a particularidade deste trabalho."

«Ský» foi editado a 14 de Fevereiro em formato digital e posteriormente em cassete (50 cópias). No próximo mês é disponibilizado em formato CD (100 cópias). Em estúdio, Mário Rodrigues contou com a colaboração do baterista José Gonçalves [EMPIRE].

Musicalmente, PROJEKT NÖIR move-se pelos meandros mais ambientais e avant-garde do black metal. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...