photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

MOONSHADE e o underground nacional: «É necessário uma mudança de mentalidades»


Os portuenses MOONSHADE afirmaram em entrevista recente à Loudness Magazine que o crescimento das jovens bandas de metal nacionais está dependente de um apoio mais pronunciado por parte dos apreciadores do género e de uma mudança de mentalidade dos próprios músicos. 

"Muita coisa está exclusivamente nas mãos dos fãs. É necessário que as pessoas se dêem ao trabalho de procurar e apoiar bandas emergentes, indo a concertos, divulgando as bandas online ou verbalmente, etc."

Os autores de «Dream | Oblivion» recordam, como exemplo, antigos aspectos que faziam mover o underground em anteriores décadas: "O metal sempre dependeu muita da fidelidade dos fãs, desde os tempos das fanzines e da troca de cassetes até hoje. Esse modus operandi é largamente responsável pelo crescimento que a música extrema sofreu nos últimos anos."

Ao mesmo tempo, o quinteto de death metal melódico lamenta os procedimentos actuais dos agentes ligados ao underground, que obrigam as bandas a grandes esforços financeiros. "Também era positivo não haverem tantas entidades dispostas a pedir demasiado de bandas undeground, como, por exemplo, organizações que pedem para tocar de graça e contratos que envolvem a banda pagar uma soma exorbitante para entrar numa editora ou ir em digressão com uma banda conhecida."

Para os MOONSHADE, a responsabilidade desta conjuntura também se deve à condescendência dos próprios músicos. "Estas coisas existem devido à imensa quantidade de bandas disposta a aceitar este tipo de negócios, que, por sua vez, ignoram o valor e o esforço embutidos na arte, denegrindo o trabalho dos artistas. Muitas vezes, bandas que não concordam com estas condições são obrigadas a dar o braço a torcer por ser a única maneira de terem uma oportunidade a sério, e para evitar este tipo de coisas é necessário uma mudança de mentalidades em várias fontes, porque só funciona se a maioria estiver a remar para o mesmo lado."

Os MOONSHADE actuam a 29 de Maio no Headbang Solidário no Metalpoint, no Porto, seguindo-se o Vagos Open Air a 7 de Agosto, em Aveiro, e o Pax Julia Metal Fest a 7 de Novembro, em Beja.

Na mesma entrevista, os MOONSHADE revelam que já se encontram a escrever o seu álbum de estreia. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...