photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Tiago Alves [ANOMALLY]: «O metal é um género mal compreendido pelas massas»


Tiago Alves, músico e produtor terceirense, considera inglório o esforço dos músicos açorianos para promoverem a sua obra na área do rock e heavy metal. O promotor do The Unborn Fest, que se realiza pela primeira vez este fim-de-semana na ilha Terceira, lamenta a falta de consideração que existe pelo género e relembra a importância de algumas bandas na promoção de Portugal no estrangeiro.

"Não podemos dizer que o rock/metal nos Açores se encontra no seu auge, antes pelo contrário. Neste momento, atravessa uma fase menos positiva", começou por afirmar ao Diário Insular. "É um género musical mal-amado por muitos e maioritariamente mal compreendido pelas massas", aponta, preocupado com o acentuado decréscimo de bandas dentro do género no arquipélago. "São muito poucas as bandas novas a surgir e algumas das existentes cada vez mais estão a desaparecer. As oportunidades são cada vez menos para uma banda deste género tocar, os apoios são muito poucos, o que se torna desmoralizador - passar horas e horas nas salas de ensaio e depois não ter onde tocar", sublinha, sem deixar de reprovar que "as bandas deste estilo musical na região raramente recebem para tocar".

O sustentáculo deste movimento musical nos Açores continua a ser, nas palavras de Tiago, o "amor à camisola". No entanto, não se coíbe de exaltar que a qualidade existe e que em Portugal há projectos com provas dadas além-fronteiras. "São muito poucos os palcos para as bandas deste género, não só na ilha Terceira como em toda a região. Cada vez existe menos espaço para o rock/metal. Nas festas principais da ilha não são vistas bandas de metal, quando temos grandes nomes musicais como MOONSPELL, R.A.M.P. e MORE THAN A THOUSAND, que correm o mundo e são nacionais. Mas não os vemos a encabeçar um cartaz nas Sanjoaninas ou nas Festas da Praia", constata o guitarrista dos ANOMALLY, HUMAN HATE e SHADOWS LEFT BEHIND.

Sobre as expectativas para a edição debutante do The Unborn Fest, Tiago deixa o voto: "Desejo, acima de tudo, que o festival seja uma festa e uma celebração da música que por cá se faz, onde as bandas possam dar o seu melhor com todas as condições possíveis. (...) Esperemos que o público apareça em força e que mostre que o rock e o metal da região estão vivos e que o que por cá se faz também tem qualidade."

The Unborn Fest realiza-se a 3 e 4 de Abril no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo com os ANOMALLY, WEPARASITESPALHA D'AÇOART CAPITAL, MUFASA ABUTRE SUICIDA. A organização sublinha o objectivo de proporcionar a bandas firmadas e outras mais jovens a possibilidade de partilharem um palco com logística de qualidade e promover a troca de experiências entre músicos. O evento, sem fins lucrativos, resulta da parceria entre músicos locais e a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e promove ainda a recolha de bens alimentares e outros géneros em conjunto com a Associação dos Amigos dos Animais da Ilha Terceira. Mais informações em www.theunbornfest.com.


Já estamos a montar o palco para o festival! Vais querer perder? \m/ :) \m/
Posted by The Unborn Fest on Quinta-feira, 2 de Abril de 2015


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...