photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Tó Pica revela «Time Will Change» com participação de David Pais


Tó Pica divulgou hoje mais um tema (em formato pré-produção) do seu disco de estreia a solo. Em questão, «Time Will Change», cujas vozes são da autoria  David Pais [ASHES, THE9THCELL, ONE HUNDRED AND TWENTY].

"Este é um velho tema que tinha na prateleira. Dei oportunidade ao David Pais de colocar algumas vozes e ele conseguiu trazer-lhe vida, deu-lhe uma dimensão completamente nova com a sua grande voz", expressou o guitarrista lisboeta nas redes sociais. 

Tó Pica é uma das figuras mais marcantes e activas do cenário alternativo nacional. Em 1991 ajudou a fundar os SACRED SIN que viriam a tornar-se numa das bandas pioneiras do metal extremo no plano interno e a primeira a rodar no «Headbangers Ball» da MTV. O seu apetite musical vai além do óbvio e permite-o cambiar, sem dificuldade, do death metal dos SACRED SIN para o metal groovy e thrashado dos R.A.M.P. até ao punk dos ANTI-CLOCKWISE e o rock delicado dos SECRET LIE. Com quase uma dezena de discos gravados e inúmeras colaborações, o músico decidiu agora lançar-se a solo e dar asas a uma criatividade que não obedece a fronteiras nem tabus.

"Faço música para mim e para as pessoas 'comuns', não para músicos", afirmou recentemente à SounD(/)ZonE, ressalvando que o seu primeiro disco em nome próprio não seguirá o padrão típico dos lançamentos assinados pelos chamados guitar heroes. "Não será de todo um álbum instrumental. Não tenho a mínima paciência para isso nem necessidade. É relativo falar do tipo de sonoridade deste projecto, pois trata-se de um álbum pessoal e, como digo sempre, gosto de música no seu todo e não apenas de um género", sublinha, confessando-se um "esquizofrénico musical". "Não estou preso a nenhum estilo específico. Tenho as bandas que satisfazem as minhas necessidades, mas aqui sou eu comigo, no meu mundo privado e no meu pequeno home studio a compor coisas que podem ter a ver ou não com o que faço nas minhas outras bandas."

O caminho fica assim livre a várias perspectivas estéticas, enquanto a essência de Pica enquanto intérprete mantém-se inevitavelmente ligada a um passado musical com mais de vinte anos. "Obviamente que o rock e o metal, em todas as suas vertentes, estarão presentes, pois é aí que me sinto bem e é o que sou. No entanto, tudo será feito de uma forma descomprometida e experimentalista, visto que tenho muito mais para dizer do que aquilo que as pessoas conhecem."

A formação da banda é composta por Sérgio Melo [guitarrista, HOURWSILL], J.E. Sales [baixista, R.A.M.P.] e Arlindo Cardoso [baterista, LOW TORQUE, ONE HUNDRED AND TWENTY]. Com esta configuração poderia colocar-se a hipótese de Pica assumir as vozes, mas "felizmente", segundo o próprio, esta secção ficará a cargo de vários nomes, entre os quais Marco Resende [LOW TORQUE], Tobel Lopes [MEU OUTRO TANTO, SLAMO], o já referido David Pais e Ricardo Correia [WE ARE THE DAMNED, BESTA]. "Convidados serão vários em vários instrumentos - tudo pessoas que respeito, tanto musicalmente como enquanto pessoas. Até agora são todos vocalistas, porque a voz é importante e não quero ter sempre a mesma 'cor' neste campo", argumenta o músico de 40 anos, avançando que haverá lugar a apenas um tema instrumental no disco.

Até ao momento, Tó Pica já divulgou os temas «Suspended Metamorphosis», «My Time Has Come», «Binding Distance» e «The Urge», em formato pré-produção. As gravações finais estarão a cargo de André Matos nos estúdios Raising Legends, no Porto. "A escolha do André é um tanto ou quanto óbvia, tanto pelo grande trabalho que tem vindo a desenvolver dentro do panorama nacional como pela pessoa que é. Tive a oportunidade trabalhar com ele na mais recente tour dos R.A.M.P. e vi como são os seus métodos. Sublinho a sua vontade de fazer acontecer e a relação que tem com os músicos, para além de que as produções que têm saído do seu estúdio têm-me agradado bastante", conclui, projectando o lançamento do disco para o final do ano. 









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...