photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

EMERGENCY GATE
“Nightly Ray”

[CD – Silverwolf Productions]

Poderão os Emergency Gate tentar explicar que a Alemanha não é só power metal ou metalcore com o seu segundo álbum “Nightly Ray”. Mas o que é certo é que mesmo sendo precisos dez anos para conseguirem fazer ressoar um disco para todo o mundo que, e segundo os próprios, procura um som “único”, não é menos verdade que este não consegue provar nem novidade criativa alguma, nem simbolizar a melhor casta alemã e acabamos também por não perceber porque se gerou, um dito, grande furor ao seu redor nos media nacionais ou mesmo porque chegaram a ser banda suporte dos Mercenary. Rock e Heavy Metal temperado aqui e ali com um peso rítmico moderno é, num plano geral, o pouco, mas suficiente, que pode caracterizar o que este, agora, septeto de Bayern produz.

Treze composições surgem até como número exagerado para patentear aquilo que é o trabalho dos Emergency Gate, já que nenhuma faixa sobressai uma da outra em termos de brilhantismo ou arreda de si, em momento algum, a sua monotonia dinâmica. Não há rasgos de génio aqui, simplesmente. Alguns solos são bem construídos, mas todo o resto é descorado. A maioria das melodias não convence – isto para um estilo que é suposto [sobre]viver de estruturas minimamente “pegajosas” – e o desempenho do vocalista Fabian “Cem” Kiessling ainda menos. Por mais que se esforce dá sempre a sensação de que gravou sem a garra necessária. Não sabendo se será coincidência ou não, a verdade é que, neste momento, a banda já trabalha com outro vocalista que, e pelo que se ouve num novo tema da banda no Myspace, soa bastante melhor.

Vamos a mais de meio do disco e ficamos sempre à espera de um hit que nos desperte e nos envolva ou com uma melodia tocante, ou com uma batida hipnótica, ou com um peso que nos faça cerrar os dentes. Isto, infelizmente, não vem a acontecer.

Não há qualquer dúvida que há bons executantes aqui, mas é prova mais do que evidente que bons executantes não fazem boa música. Faltam os temas, as canções. Sendo certo que os Emergency Gate não são um descalabro, não podemos, todavia, ignorar a displicência com que parece ter sido encarada a criação destes temas – não houve, certamente, grande planeamento ou engenho na altura da composição, mesmo que aqui e ali se registem alguns elementos, loops e pormenores de produção, que parecem tentar incutir-lhes algo de original.

Contudo, não nos é correcto entrar em grandes especulações. Reserva-se-nos, sim, o direito de achar que esta altura foi prematura para os Emergency Gate se lançarem ao mundo. Todavia, não nos será preciso esperar muito para vermos o seu sucessor, neste momento já a ser gravado e a esperar lançamento para o início de 2009, para aí tirarmos novas conclusões. Por fim, registamos a pequena curiosidade de “Nigthly Ray” ter sido originalmente distribuído pela Universal. Ficamos por perceber porque a outros projectos não lhes calha a mesma sorte…

[5/10] N.C.

Estilo: Rock/Heavy Metal

Discografia:
- “Emergency Gate” [CD 2000]
- “Nightly Ray” [CD 2006/Reedição 2008]

www.emergency-gate.de
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...