photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Uneven Structure - «Februus»

UNEVEN STRUCTURE
“Februus”
[CD – Basick Records]

Dos estúdios caseiros para a partilha de ficheiros em fóruns acesos. Assim, basicamente, nasceu o movimento djent na primeira metade da década passada, impulsionado por nomes exponenciais como Tesseract e Periphery. Claro que será injusto remeter a criação do estilo para apenas estas duas entidades, até porque é essencialmente com base na personalidade ímpar dos Meshuggah que este nasce. Mas fica o mérito de terem expandido o género a outros patamares de melodia e ambiência nunca antes vistos. Feitas as contas e olhando para o que se passa em nosso redor, parece evidente que se começa a criar um movimento com fortes raízes e seguidores.

Um dos casos é os Uneven Structure. É esta primeira sensação a tirar deste “Februus”. O grupo francês está demasiado agarrado aos Tesseract, desde os delays, às atmosferas, à estrutura polimétrica, ao peso, ao groove… Enfim, tudo aqui parece excessivamente dependente da banda inglesa liderada por Acle Kahney. As poucas diferenças estão nas três (!) guitarras usadas (tentando dar ainda mais espessura ao seu som) e na abordagem vocal, mais agressiva e sóbria nos limpos que lembram de alguma maneira Stefan Zell dos Wolverine, curiosamente da Suécia de onde os Uneven Structures vão buscar alguns elementos.

A escrita deste sexteto é também ligeiramente menos “redonda”, com menos refrões orelhudos e viciantes, em detrimento de temas mais longos e ambientes sufocantes. Mas certo é que a banda, em apenas três anos de existência e a lançar o seu álbum de estreia, consegue já demonstrar um trabalho ao nível do melhor que este movimento tem oferecido.

Cabe apenas aos Uneven Structures decidir se este caminho criativo, tão interdependente de terceiros, lhes é favorável. Enquanto o movimento não fica inundado de bandas, pode ser que eles resistam, mas quando tudo estanca ou já não há lugar para todos, subsistem apenas os pioneiros da cena. De qualquer forma, os fãs incondicionais de metal progressivo ao jeito de uns Tesseract e Periphery não devem perder este disco por nada deste mundo. [7.8/10] N.C.

Estilo: Djent/progressive/math metal

Discografia:
- “8” [EP – 2009]
- “Februus” [CD – 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...