photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Concurso de vídeos dos Nightwish - Vencedor fala em exclusivo para a SoundZone

Provavelmente não passaria pelos seus sonhos mais selvagens que aos 17 anos ganharia um concurso de vídeos para fãs dos Nightwish. Mas aconteceu na passada quinta-feira. Pedro Calvo, setubalense de gema e estudante de Artes Visuais, começou desde muito novo a criar animações e foi, sobretudo, o seu gosto pela multimédia que o fez participar neste concurso à escala mundial. O vídeo atingiu mais de 16.000 visualizações em pouco mais de 48 horas e tem sido maioritariamente aclamado por uma comunidade rendida à singeleza da sua imagética e argumento. Nas próximas linhas, a palavra ao autor de um dos bons motivos de orgulho para o povo nacional nos últimos tempos.  

Como surge o interesse em participar neste concurso? Através do gosto pela música dos Nightwish, pelo audiovisual ou ambos são inevitáveis neste contexto? 
Surge através do gosto que tenho por multimédia desde pequeno. E claro, pelo gosto pela música dos Nightwish. No entanto, só conheço a banda há cerca de três anos. A primeira música que ouvi deles foi a cover de “Phantom Of The Opera” e a segunda a “Amaranth” - gostei mais da última.

Qual é o seu curriculum na área? Tem formação em multimédia, toca nalguma banda também, por exemplo?
Não tenho nenhuma formação, aprendi sozinho.  Desde pequeno que gosto de fazer animações. Quando tinha seis anos tinha um computador e fazia animações usando o Power Point. Aos 14 anos comecei por fazer Machinimas, que são vídeos usando clipes de videojogos. Daí comecei  a experimentar novos softwares. Fiz parte da equipa de um jogo (mod) chamado “Nightmare House 2”, fiz vários vídeos para o meu canal no YouTube, para amigos, etc.. Actualmente, tenho 17 anos, estou a tirar um curso de Artes Visuais para mais tarde seguir a área da multimédia.  Para quem está interessado no software que uso, já agora refiro que é o Flash, Sony Vegas, Photoshop e After Effects.

Em termos de produção, entrando agora no plano mais técnico, como foi criar este vídeo que, segundo menciona no YouTube, foi "uma jornada infernal"? 
Foi desafiante, é o segundo vídeo de animação que faço. Depois de muita procrastinação devido à escola, tive pouco mais que as duas últimas semanas para o fazer (ou seja, em tempo de férias). Foram dias muito difíceis. As partes frame-by-frame foram as mais complicadas - cheguei a ficar seis horas para fazer apenas uma parte de cinco segundos. Todos os dias tinha de fazer pelo menos nove segundos. Felizmente, muitos segundos do vídeo foram preenchidos com partes que requeriam menos esforço e tempo.  Muitas vezes tive de parar para pensar "Será que fazer X é uma boa decisão, porque não Y?", mas ao mesmo tempo não podia perder muito tempo nesses dilemas.  Foi um alívio enorme.

A ideia parte exclusivamente de si, mas depois há uma série de colaborações... 
A história foi ideia minha mas teve ajuda de uns amigos. No entanto, foi a parte mais fácil de fazer. Cheguei a pensar em mudar o fim, porque pensei que fosse demasiado trágico, o facto de a criança estar num hospital. A outra ideia seria a menina num funeral de um familiar mas ainda bem que me livrei dessa. De resto, só tive ajuda para divulgar o vídeo, dos meus amigos e da família. O vídeo foi muito bem divulgado, chegando a 3.000 visualizações em dois dias [antes de publicado pela Nuclear Blast].

Qual foi o ponto de partida para o argumento do vídeo? A letra foi, naturalmente, uma indissociável e fundamental fonte de inspiração, mas depois há uma criatividade e interpretação próprias da história, bem visível no seu desfecho. Fale-nos do brainstorm por trás do seu guião. 
O meu ponto de partida foi fazer o design da personagem. Depois foi conceber um storyboard não muito específico. As partes dos pássaros são seguidas de uma forma literal, isto porque quando há simbologia envolvida convém deixá-la para a interpretação de cada um.  Quanto ao brainstorm não houve muito, já que decidi  criar a personagem e basear a história a partir daí.

Retrate-nos o momento em que recebeu a notícia. Os Nightwish, por exemplo, já falaram consigo? 
Fiquei, obviamente, muito contente após ver as notícias e o vídeo em primeiro lugar. Não reagi de uma forma muito exagerada, mas houve ali um momento em que fiquei "Uau!". Os Nightwish não falaram comigo, foi a Nuclear Blast. Fiquei muito contente depois de ter lido o elogio do Tuomas [Holopainen, teclista] na notícia dos vencedores.

Como acha que será daqui para a frente em termos da sua actividade como criador de vídeos? Acha que lhe dá um enorme boost em termos de projecção e que passará a ser muito mais requisitado para o efeito? Alguma coisa já nesse sentido? 
Sem dúvida. No entanto, não me sinto muito confortável trabalhando profissionalmente já que sou ainda muito novo. Prefiro fazer projectos por diversão momentânea.

O vídeo atingiu em menos de 24 horas mais de 7.000 visualizações. Está satisfeito com isso e com os próprios comentários feitos ao vídeo?
Sim, o vídeo teve uma boa quantidade de views e likes em pouco tempo e estou muito satisfeito com isso. Quanto aos comentários, devo dizer que fiquei um bocado surpreendido ao ler alguns não-tão-agradáveis e uns completamente destrutivos. Toda a gente sempre gostou dos meus vídeos e os elogiou, mas desta vez houve uma série de pessoas que não gostaram, algumas odiaram mesmo. Felizmente, a maioria dos comentários são muito positivos.

Acredita que os portugueses estão muito honrados com a sua vitória? Tem sentido o seu apoio? 
Fico contente por ter tido apoio de portugueses e não só, também de muitos outros amigos de outros países. Claro que sempre é bom termos reconhecimento em Portugal, é assim que se começa. Notei que, desta vez, houve muito mais reconhecimento na vida real, e não apenas na internet. A razão disso é que antes eu fazia vídeos muito dentro da comunidade dos videojogos. A audiência agora é muito mais abrangente e é para aí que pretendo seguir.

O que lhe parecem os restantes vídeos premiados? 
Achei-os agradáveis, gostei principalmente do segundo - stop-motion é algo que respeito muito e que irei tentar fazer um dia. Aproveito para deixar aqui os parabéns aos outros vencedores.

Como será agora para desfrutar pelo menos dos prémios? Já planeou as viagens para os concertos dos Nightwish? 
Neste momento, estou à espera de receber os prémios por correio! [risos] Estou muito curioso por ver o documentário do filme “Imaginaerum” e a camisola deles. Ainda não planeei nenhuma viagem, mas vou fazer o que for possível para ir a pelo menos um dos concertos dos Nightwish. Espero que venham a Portugal e há mais que razões para isso. O “Imaginaerum” ficou em 30º lugar na sua primeira semana de lançamento e, além disso, já vieram a Portugal duas vezes (em 2005 e 2008).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...