photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Entrevista Strapping Lucy

DESAFIOS ATADOS

A 3 de Fevereiro foi editada aquela que bem pode já ser considerada uma das grandes surpresas do ano nos Açores a nível de Metal. "Defiant" é a demo de estreia dos Strapping Lucy, um projecto resultante de um anterior com o mesmo nome e que executava covers, em intercepção com os Septic Miracle, uma banda de metal gótico formada em 2002. Revestidos de uma nova consistência e roupagem sonora, os músicos dos Strapping Lucy oferecem em "Defiant" quatro temas de death metal melódico bem executado e com um sólido trabalho de composição. Para desvendar este novo nome promissor do underground açoriano, a SounD(/)ZonE entrou em contacto com o guitarrista Ruben Ferreira.

És o mais recente membro dos actuais Strapping Lucy... Contente por estar neste projecto?
Muito!

Como surgiu o convite para ingressares na banda?
Foi muito simples: o Cristóvão [vocalista] chegou junto a mim e insistiu para que eu me juntasse à banda! [risos]

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, os Strapping Lucy não são uma nova encarnação do projecto com o mesmo nome, mas sim um novo formato dos Septic Miracle. Porque decidiram adoptar o nome Strapping Lucy e não um novo para este projecto?
Desde que me juntei à banda que comecei a notar, entre o Cristóvão e o Filipe [guitarrista], uma certa "conspiração" em relação ao nome. Penso que o nome Septic Miracle não os satisfazia, principalmente ao Cristóvão que já havia comentado comigo o seu desagrado. Até que um dia o Cristóvão e o Filipe sugeriram a mudança do nome num ensaio. Surgiu então a ideia de usarmos o nome que havia sido criado para o projecto de covers que tínhamos, mas que se encontrava estagnado na altura. Todos concordaram desde que fosse expresso na biografia da banda o legado Septic Miracle, considerando este como o ponto de origem deste novo projecto. Assim evitava-se o desígnio de "nova banda", o que não fazia muito sentido uma vez que os elementos e seu espírito continuavam os mesmos, à excepção de mim que entrei por último… Mas já me sinto adaptado.

Desta forma, os Strapping Lucy anteriores "desaparecem"...
Os Strapping Lucy anteriores permanecem pelas minhas mãos e pelas do Cristóvão. Claro que o projecto de covers extinguiu-se com a mudança de membros para os ex-Septic Miracle, mas pelo que já tínhamos falado, os Strapping Lucy anteriores iriam acabar por se tornar no que são agora. Estou com isso a referir-me à sonoridade. Foi como o Cristóvão disse: "vamos acabar em Septic o que começamos em Strapping". Sendo assim aceitei logo a proposta.

Já agora, que significado tem o nome Strapping Lucy? Parece-me um nome curioso...
Pelo que o Cristóvão me contou, uma vez que foi ele o criador, "Strapping" tem dois sentidos: pode significar "amarrar à força", o que confere uma certa brutalidade ao nome da banda, e também "forte", "grande", "alto"… Quanto a "Lucy" ele só me disse que podia ter uma série de sentidos e que devíamos também deixar lugar às pessoas para as suas próprias interpretações.

Musicalmente, quando e porque decidiram deixar o vosso lado gótico para começar a explanar um death metal melódico e tipicamente sueco?
Isso acabou quando eu e o Cristóvão entrámos na banda! [risos] Quanto ao death metal, julgo ter sido o Cristóvão a trazer o "vírus". [risos] Já há algum tempo que ele tentava desenvolver isso nos Slith e essas influências são muito notórias nos refrões que compõe.

A questão das bandas mudarem abruptamente de som regista-se maioritariamente nos casos mais jovens. É este um processo normal pela busca dificil de encontrar a sua personalidade?
Acho que, no nosso caso, não foi uma questão de encontrar uma personalidade, mas sim de criar uma em colectivo. Não foi ao acaso que dicidimos mudar, foi pré-estabelecido, planeado. Simplesmente queríamos enveredar por este género musical. Quanto às bandas mais jovens, sim, por vezes dão a sensação de serem um pouco "inconstantes" no que toca a personalidade. Mas isso é bom, significa evolução, nalguns casos, acho eu...

Relativamente à consistência dos line-ups, também nos últimos tempos se têm verificado bastantes entradas e saídas de elementos em projectos açorianos. É este mais um indício de que se encontram a crescer e a desenvolver a sua personalidade ou demonstram falta de maturidade?
Na minha opinião, essa instabilidade resulta do simples facto das bandas procurarem um som que agrada à maioria mas não vai de encontro ao que o resto da banda quer. Isso muitas vezes acaba por gerar demasiados conflitos. Outro problema é, sem dúvida, a falta de tempo que muitas pessoas dispõem para ensaiar.

Como se podem solucionar estes problemas? Não se tratará de um problema de mentalidade, acima de tudo?
Em muitos casos sim, noutros é preciso apenas que se encontre as pessoas certas para trabalhar.
"Defiant" é uma demo gravada no recentemente criado Spell Productions Studio [SPS]. Como se desenvolveu o trabalho com o Bruno Santos, uma pessoa que, para além de produtor, já foi teu colega de banda?
[risos] Sinceramente, no início foi muito estranho, mas acabou por se tornar bastante agradável voltar a trabalhar com ele.

O resultado é o que pretendiam?
Estamos satisfeitos, mas creio que ainda vamos atingir o que pretendemos no futuro com a SPS.

Existe algum conceito em "Defiant"?
Pelo que sei, o conceito está na própria música. "Não é dificil de perceber", foi o que o autor me disse! [risos]

Em que sentido têm ido as reacções que, eventualmente, já receberam?
Têm sido bastante positivas.

Com o aparecimento dos Strapping Lucy e com o lançamento de "Defiant", quase já podemos falar num certo resurgimento de um estado mais pesado e extremo do metal em São Miguel. Bandas como Nableena, Sanctus Nosferatu ou mesmo Summoned Hell servem para comprovar isso. Como vês essa situação?
Acho muito bom, já era altura...

Já prevêem alguma data para apresentar "Defiant" ao vivo?
Ainda não. Talvez na Maratona de Rock, se for possível...

No geral, como vai ser feita a promoção a "Defiant"? Tencionam abordar editoras ou apenas alguma imprensa?
Depositámos a nossa fé totalmente no Bruno Santos para esta tarefa. Por isso, ninguém melhor que ele para poder enunciar os planos de promoção para "Defiant".

Apesar de não ser muito agradável, em certos casos, remexer no passado, que nos podes dizer em relação à situação actual dos Sacred Tears?
Neste momento a banda está parada. Só espero que futuramente as coisas corram melhor...

Para terminar, fala-nos das vossas próximas metas. Pelo que sei, já estão pensando em registar novos temas. Trata-se de mais material para uma demo ou algo mais?
Sim, a prioridade é registar mais temas, mas não posso ainda adiantar nada...

www.strappinglucy.com
www.myspace.com/strappinglucy

Nuno Costa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...