photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Estatística - Portugal foi país que vendeu menos discos em 2011

Eduardo Simões, Presidente da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) revelou ontem ao jornal i que Portugal regista a “maior quebra de mercado no mundo” no que diz respeito à venda de música.

Os dados, avançados pela Agência Lusa, são referentes ao primeiro semestre de 2011 e apontam para uma descida de 38% em relação ao período homólogo de 2010, segundo estatística da Federação Internacional da Indústria Fonográfica.

Discriminadamente, as vendas de CD’s caíram 15%, as de vinis 40% e as de DVDs musicais 26,2%.

Em conjunto com João Teixeira, director geral da EMI Portugal, Eduardo Simões atribuiu o momento complicado da indústria discográfica nacional aos fortes índices de pirataria, enquanto elogia o comportamento judicial nos Estados Unidos: “Os tribunais responderam rápido à pirataria, o mercado foi evoluindo para a legalidade e também para o digital”.

Por cá, João Teixeira considera que “as autoridades não fazem absolutamente nada para combater a situação” e condena a forma arcaica da legislação portuguesa. “A lei dos anos 80 pune os que venderem discos nas feiras, passa por tribunais, que se sabe como funcionam, e leva à prisão por três anos uma pessoa que esteja a fazer cópias em casa.”

Outra das pessoas inquiridas sobre o assunto foi Tozé Brito, membro da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Para este, é preciso “legislar, regularizar” e controlar plataformas como o Youtube que também contribuem para a queda da venda de música.

O cenário crítico levou ainda Tozé Brito a profetizar que “daqui a dez, 15 anos, não haverá pessoas a viver da música enquanto profissão” e que, ao invés, “vai haver cada vez mais gente a fazer música em casa, de forma rudimentar, sem alguém que a distribua, que faça marketing”.

Continuam ainda por apurar os números referentes ao segundo semestre de 2011, considerado mais importante por incluir as vendas de Natal. Ainda assim, sabe-se que entre julho e setembro de 2011 foram vendidos 984.016 CD’s, contra um milhão em período em 2010.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...