photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

ETERNAL DEFORMITY
“Frozen Circus”

[CD – Code666/Aural Music/MLI]

Às vezes são precisos mesmo muitos anos para uma banda amadurecer, assumir uma identidade e descobrir realmente para onde quer seguir. No caso dos Eternal Deformity foram precisos mais de dez anos para estabelecerem convincentemente os motivos por que cá estão. Da fria Polónia chega-nos agora um disco de ímpetos progressivos, marcando a ruptura dos Eternal Deformity com um passado que já passou pelo doom, na altura da demo debutante “Forgotten Distant Time”, em relação a um presente tão mais interessante quanto difícil de classificar.

Preso a um conceito circense obscuro e sarcástico, “Frozen Circus” ganha pela relação deste tema com a experimentação que inspira o disco e que demonstra uma banda a esforçar-se realmente por fazer algo minimamente diferente. Sem assombros de originalidade, a verdade é que os Eternal Deformity conseguem despertar o nosso interesse à medida que o disco corre, pois neste há muitas misturas atípicas. As vozes tanto podem ser death metal como góticas, as guitarras de riffs tão pesados como melodiosos, as batidas simples e compassadas como rápidas e incisivas e os teclados e arranjos tão sóbrios e orquestrais como provocantes e grotescos.

A grande diferença deste disco para os seus, três, antecessores é que o colectivo parece ter conseguido construir um trabalho equilibrado e fluente numa perspectiva global. A banda parece ter-se apercebido também da importância dos pequenos detalhes e é neste aspecto que “Frozen Circus” se torna um disco interessante. Sente-se a forma cerebral como a banda tentou prepará-lo e fica a ideia de que esta começa agora a enveredar pelo caminho certo para o seu futuro.

A acutilância avantgard do grupo de Saari confere-lhe, portanto, uma classe capaz de surpreender quem só agora o conheceu e o toma como outsider. Fica só a nota de que faltam riffs memoráveis a este conjunto de temas e as letras… parecem demasiado banais e rudimentares para a complexidade que o disco por vezes atinge. Apesar dos 15 anos de carreira podem ainda desculpar-se este tipo de lacunas, sendo que o grupo as compensa, de certa forma, com a sua mentalidade audaz. Um disco ao qual deve ser dado hipótese já que pode significar o virar de página para algo de muito bom que ainda pode vir.

[7/10] N.C.

Estilo: Avantgard/Death/Goth Metal

Álbuns:
- "Nothing Lasts Forever" [1998]
- "In The Abyss Of Dreams... Furious Memories" [2000]
- "The Serpent Design" [2002]
- "Frozen Circus" [2008]

www.eternal-deformity.com
www.myspace.com/eternaldeformity
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...