photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

TODAY IS THE DAY
“Kiss The Pig”

[CD – Relapse Records]

Basta que descrevamos o início deste álbum e imediatamente compreende-se a essência desta banda: o som de dois gatilhos armando-se como que a preparar a sentença de alguém. Logo de seguida, uma rajada desgovernada e impiedosa de blastbeats que funcionam como projécteis que cruzam a linha de fogo para nos trespassar o corpo, os ouvidos e tudo o que se lhes aparecer pelo caminho.

“Why They Hate Us” abre assim o regresso de uma das bandas mais extremas e devastadoras do actual movimento underground norte-americano. Steve Austin, mentor e vocalista do grupo, que desempenha também um papel muito importante no desenvolvimento do “subsolo” americano gravando inúmeras maquetas e bandas no seu estúdio, traz-nos agora, certamente, um dos trabalhos mais extremos de 2004 e um dos mais devastadores dentro da sua própria discografia.

A banda, formada em 1999, lançou, entretanto, mais quatro álbuns e tem vindo a evoluir na criação de uma fórmula tão crua quão arrebatadora. A violência marca, definitivamente, a imagem/som dos Today Is The Day. Acumulam-se os samplers de armas a disparar, das lagartas dos blindados, de sirenes da polícia e discursos militares de patriotismo fanático. Um cenário de caos e guerra que tenta atacar o actual sistema político norte-americano, bem como o próprio modo de vida podre e decadente em que vive mergulhada a sua sociedade. É isto que Steve Austin [único membro presente na banda desde o início] pretende transmitir ao longo de onze faixas e trinta e seis minutos de uma sonoridade brutal, quase sempre rápida, acompanhada pela sua voz noisy, carregada de distorção e raiva. Aquilo a que a editora convenciona chamar aggro metal.

Sem dúvida que este não é um álbum para mentes sensíveis e nem todos estarão aptos para receber tanta fúria e violência. No entanto, é isto que nos faz crer na sua grande independência artística e lhes atribui o verdadeiro estatuto de banda underground.

[8/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...