photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

EAK/CRUSHING SUN
“Bipolar”
[Split CD – Major Label Industries]

Juntar EAK e Crushing Sun num split CD é manifesta boa estratégia editorial e prova de bom gosto. E, já agora, porque não dizê-lo, atitude de bom-senso e justiça para com estes dois grupos nacionais. Isso para não falar de que o seu resultado é similar ao impacto de um “cocktail molotov” em que nos fere tanto os seus vidros estilhaçados como o seu núcleo inflamável. Um resultado explosivo, portanto, de duas bandas que representam o que de melhor hoje Portugal oferece no campo do metal musculado e moderno.

Para quem ainda nunca ouviu falar de EAK [sigla para Extraterrestrial Alternative Knowledge], há a reter que fundaram-se em 2001, em S. João da Madeira, e atravessaram, logo após, um hiato de cinco anos forçados por falta de espaço para ensaiar. Descomprometidamente, voltam-se a reunir e enchem-se de garra e balanço para continuar. Resultam daí dois EP’s. Os Crushing Sun nascem em 2003 e desde aí têm sido das bandas mais activas ao vivo no underground nacional, mostrando que são feitos de fibra sólida e de um potencial significativo. Igualmente, dois EP’s sugerem a sonoridade da banda de Vila do Conde que chega a 2008 com provas mais do que dadas para fazer parte de uma estrutura editorial como a da Major Label Industries.

Em poucas palavras podemos descrever os EAK como uns filhos bastardos dos Converge vendidos à esquizofrenia de uns Architects. O título do tema “Musclecore” é o B.I. perfeito para a banda. Os Crushing Sun conseguem ser mais sóbrios, e até certo ponto menos exuberantes, desbravando caminhos que esbarram no metalcore, death metal e até no black metal. O groove em alternância com ritmos furiosos e rápidos sobressaem na receita musical do grupo e as coisas tornam-se,efectivamente, bem interessantes graças à audácia com que a banda mistura, baralha e “confunde” variadas e díspares influências. A dissonância de uns Gojira, aqui e ali, também se faz sentir, e percebemos com o decorrer do alinhamento que os Crushing Sun são muito mais do que jovens deslumbrados com tendências “maneiristas”.

Não servindo este trabalho para comparar ninguém, mas sim para dar conhecer [e tanto que estas bandas já mereciam um suporte discográfico como este], fica a certeza “vergada” de que tanto os EAK como os Crushing Sun podem implodir a qualquer momento!

[8/10] N.C.

Estilo:
EAK – Death/Thrash/Metalcore
Crushing Sun – Death Metal/Metalcore/Experimental

Discografia:
EAK
- “3 Steps To…” [EP 2003]
- “Musclecore” [EP 2006]

Crushing Sun
- “Crushing Sun” [Demo 2005]
- “Paradox” [Demo 2006]

www.eaksyndrome.com
www.myspace.com/muzeak
www.myspace.com/crushingsun
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...