photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Stampkase: a história de «Mechanorganism» em estúdio

Durante os últimos dois anos, os açorianos Stampkase estiveram dedicados à gravação do seu álbum de estreia, num processo que decorreu nos Ultrasound Studios, em Braga, e em Ponta Delgada. Em comunicado, a banda sublinhou a importância de trabalhar com um staff experiente e o seu respectivo contributo para o crescimento da banda e dos próprios temas de "Mechanorganism". 

"Embora a maioria de nós já tivesse alguma experiência a gravar, a altura de finalmente pressionar 'rec' e captar o 'Mechanorganism' foi algo que mereceu um carinho e devoção especiais. Por isso, preparámos tudo da melhor maneira possível durante a pré-produção para que o processo de gravação funcionasse em pleno.

Tendo em conta que conhecíamos o óptimo trabalho feito nos Ultrasound Studios com bandas como os Angelus Apatrida, Switchtense e W.A.K.O., a escolha tornou-se óbvia para gravarmos a bateria. Assim sendo, o Nuno agarrou nas baquetas e viajou cerca de 2.000 kms para concluir o trabalho com o irreverente e hospitaleiro Pedro Mendes durante uma semana marcante e de trabalho árduo. Foi, de facto, um período inesquecível para um tipo que vem de uma terra pequena e que teve de enfrentar um estúdio profissional e reconhecido.

Devido a compromissos pessoais e profissionais, os restantes instrumentos e vozes foram gravados na nossa ilha. Mas seria injusto dizer que as razões foram apenas essas. O José Miranda e o Carlos Rijo são ambos engenheiros de som talentosos e com ouvidos apurados, para além de serem amigos de longa data e saberem exactamente o que queremos. As gravações duraram um mês sob um óptimo ambiente e grande sentido de responsabilidade.

Resumindo, e como acontece com a maioria das bandas, esta foi uma experiência de estúdio muito enriquecedora. Demos um grande passo no sentido de conhecermos as nossas limitações e virtudes. Felizmente, conseguimos registar exactamente o que somos e estamos muito satisfeitos pela forma como as músicas resultaram a partir do seu estágio inicial."

O processo concepção de "Mechanorganism" ficou concluído com a mistura e masterização de Daniel Cardoso (Angelus Apatrida, Switchtense, Anneke van Giersbergen).

Os Stampkase formaram-se em 2003, em São Miguel, e exploram uma sonoridade baseada no groove, compassos intrincados e melodias orelhudas, tendo partilhado já o palco com nomes como Mnemic (Din), Fear My Thoughts (Ale), Dagoba (Fra), Exilia (Itá), Switchtense, Concealment, entre outros.

Anteriormente, disponibilizaram um teaser conceptual sobre "Mechanorganism" (ver abaixo).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...