photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Sirenia - "Perils Of The Deep Blue"

SIRENIA
“Perils Of The Deep Blue”
[CD – Nuclear Blast]

É natural que um artista louve o seu trabalho e afirme ter “alcançado o nível seguinte” na evolução da sua carreira; mas no que diz respeito a “Perils Of The Deep Blue”, Morten Veland não está a vangloriar-se em vão.

Depois do tom mais pop e comercial que tentaram (e falharam) em “The Enigma Of Life”, voltam a investir no verdadeiro metal sinfónico das suas origens e o resultado é o que melhor conseguiram à data.

Os coros estão de volta em força, enfatizando o lado épico do trabalho. As guitarras estão mais agressivas, deixando que outros instrumentos de cordas – piano, ukulele, bandolim – se encarreguem da suavidade. E também a voz de Ailyn parece mais forte e ousada, mas talvez seja apenas a natureza das músicas que lhe permita atingir tons mais agudos e exprimi-los a um ritmo mais desenvolto do que antes.

“Seven Widows Weep”, “My Destiny Coming To Pass” ou “Darkling” mostram como os Sirenia amadureceram em termos de orquestração. E a fúria das teclas de “Cold Caress” faria inveja a qualquer banda de power metal. Já a herança gótica está patente em “Ditt Endelikt” (norueguês para "a tua destruição") e “Decadence”, a primeira com os seus floreados melancólicos de piano e uma voz masculina limpa (Joakim Näss), os sintetizadores na segunda dando-lhe ares de mistério e sedução. Convém ainda alertar que não devem assustar-se com os mais de doze minutos de “Stille Kom Døden”: o tema é uma montanha-russa de emoções e, talvez por isso, a sua duração não se torne (muito) maçadora.

Se os fãs do género, e principalmente os fãs da banda tinham perdido a esperança nos Sirenia depois da grande desilusão que foi o seu último álbum (o anterior a esse também já não sendo propriamente dos melhores), talvez esteja na altura de dar-lhes uma segunda oportunidade. [7/10] R.L.

Data de lançamento: 28 de Junho de 2013
Nota de estúdio: gravado nos estúdios Sound Suite, Marselha (França) sob a produção de Morten Veland; masterizado e misturado por Endre Kirkesola nos Dub Studios na Noruega.
Estilo: metal gótico/sinfónico
Origem: Stavanger (Noruega)
Formação: 2001

Alinhamento:
1. “Ducere Me In Lucem” (3:32)
2. “Seven Widows Weep” (6:56)
3. “My Destiny Coming To Pass” (5:15)
4. “Ditt Endelikt” (6:10)
5. “Cold Caress” (5:57)
6. “Darkling” (5:35)
7. “Decadence” (4:58)
8. “Stille Kom Døden” (12:42)
9. “The Funeral March” (5:34)
10. “Profound Scars” (6:09)
11. “A Blizzard Is Storming” (4:53)
12. “Chains” (faixa bónus) (4:24)
13. “Blue Colleen” (faixa bónus) (5:01)
14. “Once A Star” (faixa bónus iTunes) (5:14)
Duração: 67:44 minutos

Elementos:
- Morten Veland (voz / guitarras / baixo / piano / sintetizadores / programação / teremim / bandolim / ukulele /  harmónica / flauta / melodium)
- Ailyn (voz)
- Jan Erik Soltvedt (guitarra)
- Jonathan Perez (bateria)
- Emilie Bernou (coro)
- Emmanuelle Zoldan (coro)
- Mathieu Landry (coro)
- Damien Surian (coro)
- Joakin Näss (voz limpa em “Ditt Endelikt”)

Discografia:
- “At Sixes And Sevens” (CD – 2002)
- “An Elixir For Existence” (CD – 2004)
- “Sirenian Shores” (EP – 2004)
- “Nine Destinies And A Downfall” (CD – 2007)
- “The 13th Floor” (CD – 2009)
- “The Enigma Of Life” (CD – 2011)
- “Perils Of The Deep Blue” (CD – 2013)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...