photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

ASPERA
“Ripples”

[CD – Inside Out/Century Media]

Quando se pensa que o metal progressivo pode só estar ao alcance dos graúdos e “nerds” musicais, os Aspera provam que quando se tem talento inato a boa música não escolhe idades. Cinco jovens elementos [todos com 20 anos] oriundos de Skien, na Noruega, [também um sítio com poucas tradições neste género] foram capazes de escrever um disco [de estreia!] de uma maturidade tal capaz de deixar incrédulo qualquer calejado consumidor de música progressiva. Mas não é só de solos ultra-técnicos e compassos compostos que se resume “Ripples”. Aliás, este é um disco que deve quase tanto a Symphony X como a Stratovarius, entre muitas outras influências óbvias do metal melódico e mais trabalhado. Quem também certamente servirá de influência são os seus conterrâneos Pagan’s Mind cujo vocalista Nils K. Rue assegura aqui as segundas vozes.

Com umas cordas vocais impressionantes, capazes de recriar a melodia, alcance e rispidez da voz de Russel Allen, uma guitarra acutilante quer em riffs pesados [com suas encrostadas sete cordas a conferir um som espesso e moderno] e seus leads melódicos sacados com o virtuosismo e sentimento de um Michael Romeo ou mesmo John Petrucci, um baixo muito dinâmico e presente, um teclado frenético e uma bateria inteligentemente detalhada temos aqui uma máquina demolidora. Mas os Aspera não entram em concursos de tecnicismo. Há por aqui muitos momentos directos e focados na magnitude que as suas melodias mais pop podem ter.

Só pelo facto de serem muito jovens, os Aspera mereciam um “Grammy”, mas é imperativo que saibam gerir toda a responsabilidade que lhes há-de advir com a rodagem, ainda mais depois deste álbum, não só pela sua qualidade mas porque há ainda muito a explorar e melhorar. Apesar do admirável poderio técnico da banda e mesmo para escrever bons temas, não são tão eficazes quanto se esperaria para criar verdadeiros hinos. E todas as grandes bandas deste género [e não só] vivem disso. Será muito cedo para lhes exigirmos isso? Com certeza, mas pelo que aqui vemos acreditamos que são perfeitamente capazes de mais já numa segunda "ronda" e embora muito jovens já devem ser tratados como homenzinhos.

[8/10] N.C.

Estilo: Metal Progressivo

Discografia:
- “Ripples” [CD 2010]

www.asperaofficial.com
www.myspace.com/asperaofficial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...