photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Passivo ultrapassa os dez mil milhões de euros

O passivo das empresas públicas de transportes Carris, Metro de Lisboa, STCP, Metro do Porto, CP e Transtejo/Soflusa ultrapassa, em conjunto, os 10 mil milhões de euros, segundo cálculos da Lusa feitos a partir de dados do Ministério da Economia.

De acordo com as linhas orientadoras do Plano Estratégico dos Transportes, elaboradas pelo ministério tutelado por Álvaro Santos Pereira, entre as empresas referidas, o maior passivo pertence à CP -- Comboios de Portugal, com 3.796 milhões de euros, dos quais 191 milhões são apenas de encargos com juros.

Segue-se o Metro do Porto, com um passivo de 3.435 milhões de euros, a que se juntam encargos com juros de 88,7 milhões de euros e uma oferta que é superior à procura em mais de 400 por cento, o que se revela no elevado número de carruagens que circulam quase vazias.

O Metropolitano de Lisboa acumula um passivo de 1.372 milhões de euros, a que se somam encargos com juros de 101 milhões de euros.

Ainda em Lisboa, mas agora ao nível do transporte rodoviário, a Carris tem um passivo de 938 milhões de euros, encargos com juros de 30 milhões de euros e, segundo a informação do Ministério da Economia, "custos com pessoal superiores às receitas de bilheteira".

A norte, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) regista um passivo de 390 milhões de euros e encargos com juros de 28,8 milhões de euros.

Por Lusa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...