photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Venial Sin - "Sphere Of Morality"

VENIAL SIN
“Sphere Of Morality”
[EP – Infektion Records]

Do norte de Portugal com bilhete de identidade tirado mais a norte. Mas são os Venial Sin, têm o seu mundo. De Vila Real, em 2008, surge-nos um colectivo de forte inspiração sueca e norueguesa, mas com uma atitude ligeiramente britânica. Death/black metal progressivo com, por vezes, arriscado travo a Opeth e uma base atmosférica que deve alguma culpa aos Pink Floyd.

Mistura arrojada propõem, portanto, os Venial Sin. É que temos ainda momentos doom, como em “Novembers Fall”, em mais uma prova de que a banda tenta sempre imprimir uma forte dinâmica estrutural e estilística à sua música. Só não estamos totalmente convencidos da capacidade da banda brilhar na sua faceta mais "abrutalhada", underground e tradicional. Ou seja, quando invoca o death ou o black metal a coisa parece tornar-se mais banal e previsível. Cremos que a banda é claramente muito mais eficiente, natural e dotada na criação de melodias e ambientes.

É por isso que talvez consideremos que é na esquizofrenia da sua composição que pode estar o calcanhar de Aquiles mas também a grande virtude dos Venial Sin. Aqui vai-se do céu, com a fantástica segunda parte do tema-título (sobretudo, pelo uso das flautas), ao inferno, com “Prepared For Battle”. É, afinal, um dos grandes desafios que se colocam hoje em dia - diversificar já que dificilmente se consegue inovar - mas também está-lhe implícito um enorme controlo em nome da coerência. Veremos como eles progridem na escrita, aplicando cada vez mais equilíbrio na dicotomia peso/melodia e melhorando a excelência do primeiro elemento.

“Spheres Of Morality” é, sem dúvida, um óptimo arranque e mostra que os Venial Sin estão suficientemente habilitados técnica e criativamente para criar verdadeiras obras de música extrema progressiva. Não são uns David Bowie do metal, mas possuem uma atitude camaleónica entusiasmante. [8/10] N.C.

Data de lançamento: 25 de Fevereiro de 2012
Nota de estúdio: Misturado e masterizado por Guilhermino Martins (Blind & Lost Studios, Santa Marta de Penaguião)
Estilo: Death/black metal progressivo
Origem: Vila Real (Portugal)
Formação: 2008

Alinhamento:
- “A New Rose” (5:40)
- “Prepared For Battle” (6:29)
- “Novembers Fall” (3:32)
- “Real End” (4:00)
- “Vanishing Into Death” (4:39)
- “Sphere Of Morality (Part I, Part II)” (12:14)
Duração: 35:54 minutos

Elementos:
- Renato Sousa (voz)
- Pedro Matos (guitarra/teclado/voz)
- Rafael Pinto (guitarra)
- Gustavo Gonçalves (baixo)
- Hélder Guedes (bateria)

Discografia:
- “World Reset” (Demo – 2008)
- “Sphere Of Morality” (EP – 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...