photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - The Dillinger Escape Plan - "One Of Us Is The Killer"

THE DILLINGER ESCAPE PLAN
"One Of Us Is The Killer"
[CD - Sumerian Records]

Oriundos de Nova Jérsia, os The Dillinger Escape Plan já levam dezasseis anos de bagagem, logo, não são propriamente uns novatos nas hostes do metal. O quinteto é composto por Greg Puciato (voz), James Love (guitarra), Liam Wilson (baixo), Billy Rymer (bateria) e o único resistente da formação original Ben Weinman (guitarra). A banda pratica um som muito característico e único, por vezes capaz de deixar perturbado aquele ouvinte menos receptivo a fusões musicais extremas.

 Após o bem-sucedido “Option Paralysis” lançado em 2010 a cargo da Season Of Mist, eis que surge, três anos depois, o novo disco intitulado “One Of Us Is The Killer” agora com a assinatura da Sumerian Records. Usando o mathcore como base musical, a banda também adiciona à sua sonoridade elementos de rock, jazz, uma pitada de punk/hardcore e uma toada melódica muito sinistra. Este novo trabalho vinca ainda mais a atitude e a sonoridade da banda, pois “One Of Us Is The Killer” em nada é inferior aos seus anteriores discos, até porque características como os riffs dissonantes, as bruscas mudanças rítmicas, bem como os esquizofrénicos espasmos vocais de Puciato, conjuntamente com as suas melodias assustadoras que no meio do caos fazem-se ouvir como um lobo em noite de lua cheia, estão todos bem patentes! Sinistro? Sem dúvida!

A abrir o álbum temos o tema “Prancer” que é nada mais nada menos que a apresentação perfeita do que iremos ouvir a seguir. Este é um tema directo que suscita um misto de extremismo e alguns breaks pelo meio, atingindo mesmo o ponto de uma descarga super potente de emoções acumuladas, algo que estes cinco senhores em conjunto fazem com uma qualidade assustadora. Outro tema que merece destaque é o tema-título. Este apresenta uma fórmula single podendo ser mesmo comparado a temas como “Unretrofied” de “Miss Machine” (2004) e um início a fazer lembrar o bem aclamado “Parasitic TwinsdeOption Paralysis” (2010). “Nothing’s Funny” pode ser mesmo considerado o tema mais "Dillinger" deste trabalho - muito bem elaborado, pois em três minutos e meio percebe-se a identidade musical da banda de uma maneira muito classy! “Paranoia Shields” talvez seja a pérola mais valiosa da "coroa". Sem muita demora a faixa arranca de forma frenética e muito expressiva a nível vocal e instrumental, dona de um refrão orelhudo e claro, para não fugir à boa regra, eis que a meio do tema surgem quinze a vinte segundos de toada jazz executados de forma exímia!

Se dúvidas houvessem quanto à capacidade musical destes cinco “freaks on stage” ficaram desfeitas com este “One Of Us Is The Killer”, que pode não ser a novidade do século mas provavelmente irá estar entre os melhores discos de metal de 2013. São quarenta minutos cheios de boa pólvora pronta a rebentar com os fãs de The Dillinger Escape Plan. Fica a pergunta, afinal quem é o assassino? [9/10] R.B.

Data de lançamento: 14 de Maio de 2013
Nota de estúdio: produzido por Steve Evetts
Estilo: mathcore/rock/punk/hardcore/jazz fusion
Origem: Nova Jérsia (Estados Unidos)
Formação: 1997

Alinhamento:
1. "Prancer" (3:52)
2. "When I Lost My Bet" (3:53)
3. "One Of Us Is The Killer" (3:28)
4. "Hero Of The Soviet Union" (3:00)
5. "Nothing's Funny" (3:26)
6. "Understanding Decay"  (3:48)
7. "Paranoia Shields" (4:27)
8. "CH 375 268 277 ARS" (2:32)
9. "Magic That I Held You Prisoner" (2:49)
10. "Crossburner" (5:05)
11. "The Threat Posed By Nuclear Weapons" (3:46)
Duração: 40 minutos

Elementos:
-Greg Puciato (voz)
-Ben Weinman (guitarra)
-James Love (guitarra)
-Liam Wilson (baixo)
-Billy Rymer (bateria)

Discografia:
- “The Dillinger Escape Plan” (EP – 1997)
- “Under The Running Board” (EP – 1998)
- “Calculating Infinity” (CD – 1999)
- “Irony Is A Dead Scene” (EP – 2002)
- “Miss Machine” (CD – 2004)
- “Plagiarism” (EP – 2006)
- “Ire Works” (CD – 2007)
- “Option Paralysis” (CD – 2010)
- “One Of Us Is The Killer” (CD – 2013)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...