photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

HUMANART e a revolta com o underground nacional

FOTO: Susana Vieira
«Lightbringer» é o culminar de dezasseis anos de luta, especificamente de JJ, guitarrista e mentor do colectivo de black metal de Santo Tirso HUMANART. Editado em Abril de 2014, o álbum de estreia do grupo nortenho é o seu grande foco de atenção (com pelo menos mais um ano de promoção dedicada à estrada), mas apesar da convicção na qualidade do seu trabalho, JJ confessa que está cada vez mais desiludido com o underground nacional e acredita mesmo que "forças estranhas" tentaram "abafá-lo".

"O sucesso deste trabalho só não teve para já mais eco no nosso país porque 'forças estranhas' tentaram abafá-lo e denegri-lo", afirma à Ode Lusitana (ler aqui), considerando, no entanto, que está satisfeito com as reacções vindas do estrangeiro.

Já sobre o underground nacional, o músico não tem dúvidas sobre a sua inabilidade para ser unido, mesmo que proliferem as bandas e os eventos para actuar. "O underground nacional está disperso e desestruturado pelos factores que já mencionei e mais alguns, e nem me vou pôr com saudosismos do tempo das zines em papel (que vou matar agora) e dos grandes eventos a que todos acorriam em massa pelo prazer de apoiar o underground. As coisas mudam e há que tentarmo-nos adaptar, mas a desilusão passa por outros factores. Dou-vos o exemplo do ridículo de não nos convidarem para a participação em determinados festivais, pois não nos viram nas últimas edições dos mesmos no público, quando já comparecemos a inúmeras edições de alguns. E mesmo que não o tivéssemos feito, qual era o problema?", conclui, questionando ainda a isenção da comunicação social. "Há publicações que só publicitam e dão relevo às bandas dos amiguinhos."

Os HUMANART actuam a 14 de Março no Monasterium Fest, em Paços de Ferreira, com os DOR NA RÓTULA, EVILLUTION, ASHES REBORN, SKINNING, TOXIK ATTACK e ADARKPLACE. Os concertos têm início pelas 21h30 e o bilhete custa 4 euros.

O grupo formou-se em 1998 e mostrou-se pela primeira vez em 2000 com a demo «Fossil», gravada nos estúdios Rec'n'Roll com Luís Barros [TARANTULA]. Quatro anos depois regressam com nova demo, «Hymn Obscura», pouco antes do guitarrista JJ ver os seus colegas abandonarem o projecto. Em 2007 conseguem repor a normalidade na sua formação e nos meses seguintes lançam a cassete «X Years Of Black Crusade», comemorativa de uma década de carreira, com dois temas originais e uma versão dos CARPATHIAN FOREST. Em 2014 chega então «Lightbringer», editado em Abril de 2014 e produzido por André Rodrigues nos FullPower Studios, em Braga.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...